KörberNotíciasTissue no Brasil

Soluções da Körber ajudam a prevenir incêndios e aumentam a segurança na produção

Veja como os TIPS de sistemas de supressão de incêndio, detecção de scanner IR e troca de lâminas da Körber ajudam os convertedores a reduzir riscos na produção

A cada ano, os incêndios em fábricas são responsáveis por milhares de ferimentos ou mortes de trabalhadores, sem contar nos milhões de reais gastos em danos materiais e perda de produtos.

A fibra, matéria-prima muito utilizada na indústria de papel e celulose, é altamente propícia ao risco de incêndio. A celulose de fibra curta altamente inflamável, a explosão de poeira e fontes potenciais de ignição (por exemplo, eletricidade estática, aquecimento por atrito, superfícies de equipamentos quentes etc.) podem facilmente ocasionar um incêndio e, muitas vezes, resultar em uma destruição total.

Com um valor de mercado global projetado de 368 bilhões de dólares e uma mão de obra de milhares de trabalhadores, a indústria de papel e celulose certamente tem muito a perder. Infelizmente, as indústrias de conversão de tissue e fabricação de papel ainda se previnem com equipamentos de detecção de incêndio antiquados.

Os sistemas mais antigos são desenvolvidos para detectar e apagar rapidamente os incêndios. No entanto, os sensores que geralmente não funcionam da maneira correta e a tecnologia imprevisível de nebulização de água pressurizada tornam esses sistemas parcialmente eficazes – sem contar na complexidade, custos de instalação e os contratempos na montagem dos sistemas.

A Kӧrber está profundamente comprometida com a segurança do seu negócio. A necessidade por preencher a lacuna de uma proteção confiável contra incêndio para fabricantes e convertedores de tissue resultou em dois projetos de melhoria técnica (TIP) desenvolvidos para proteger pessoas, equipamentos e produtos.

TIP SISTEMA DE SUPRESSÃO DE INCÊNDIO

O TIP sistema de supressão de incêndio da Kӧrber foi desenvolvido especificamente para proteger todos os tipos de ambiente e todos os tipos de máquina, independentemente da marca.

No núcleo do TIP sistema de supressão de incêndio encontra-se o sistema de tubulação sensível (SPS), uma rede de tubos de cobre que são autoabastecidos com ar comprimido e equipados com medidores de pressão altamente sensíveis gerenciados por seu próprio controlador.

Este tipo específico de dispositivo de medição garante que o SPS não seja afetado por poeira ou outros fatores ambientais, e que possa monitorar com precisão as flutuações de pressão e temperatura por meio de algoritmos de autoaprendizagem. Além disso, os operadores se mantêm seguros, pois não são obrigados a entrar em uma máquina em chamas ou com mau funcionamento devido a um incêndio.

Se os limites de pressão e temperatura forem excedidos, o alarme SPS é enviado via SMS ou e-mail para o responsável, a fim de indicar a presença de condições de pré-incêndio. Quando há um incêndio real, é liberada uma névoa de água de baixa pressão por meio de irrigadores diretamente conectados ao sistema hidráulico principal – não são necessários tanques de água purificada ou bombas de supressão.

A Kӧrber inovou mais uma vez com a tecnologia de proteção contra incêndios. O TIP Sistema de Supressão de Incêndio é capaz de detectar exclusivamente chamas fora de vista ou incêndios ocultos, permitindo assim proteger uma máquina inteira, incluindo áreas não diretamente expostas ao sistema de detecção de incêndio.

Este pensamento inovador inspirou os engenheiros da Körber a desenvolverem uma segunda TIP para monitorar as temperaturas dos rolos clichês, e proteger os equipamentos de gofragem de tissue e os operadores da máquina.

TIP SISTEMA DETECTOR DE SCANNER IR

O TIP sistema detector de scanner IR da Kӧrber monitora continuamente a temperatura do rolo clichê durante a produção em velocidade máxima em gofradores com unidades de cola. A falta de cola (ou água, no caso do Aquabond) ou o mau funcionamento do sistema de colagem geralmente causam temperaturas de superfície elevadas. O superaquecimento pode danificar os revestimentos dos rolos clichês ou resultar em produtos defeituosos, portanto, a intervenção antecipada do sistema detector de scanner IR é fundamental.

O sistema com base em sensores de infravermelho implanta um espelho móvel que corre ao longo de todo o comprimento do rolo clichê. A partir de sua posição elevada acima do gofrador, o sistema reúne os sinais do espelho e os traduz para dados de temperatura. Qualquer desvio na temperatura em relação ao limite predefinido para a máquina, a fim de evitar danos aos rolos ou produtos de tissue colados de forma inadequada. A parada também ajuda na prevenção de incêndio caso as chamas se acendam.

Além de preservar a integridade do equipamento e dos produtos, o sistema de detecção de scanner IR promove a segurança do trabalhador. O sistema automatiza a avaliação da temperatura para que os operadores não tenham que entrar na máquina para realizar medições manuais.

TIP TROCA DE LÂMINAS

A falta da necessidade de entrar nas máquinas elimina uma das tarefas mais perigosas realizadas pelos operadores nas linhas de fabricação e conversão de tissue, como realizar a troca de lâmina da cortadeira, que geralmente acontece com a linha de conversão em funcionamento.

A Kӧrber conduziu a indústria em direção a um equipamento de conversão de tissue mais seguro e eficiente com a Cortadeira 179AX e um sistema patenteado de troca de botões, que garante total segurança ao operador. Os trabalhadores não são obrigados a entrar na máquina para substituir as lâminas, fazer ajustes de rebolos ou mudanças de diâmetro e formato.

Posteriormente, a Körber desenvolveu o TIP Troca de lâmina para equipar outras cortadeiras das séries 176 e 177. Assim como o sistema dentro da Cortadeira 179AK, o TIP Troca de lâmina oferece:

  1. Aumento da segurança do operador: Nenhuma exposição ao perigo durante a troca de lâminas;
  2. Eficiência de linha: Trocas de lâminas realizadas em 3 minutos, sem necessidade de parada da linha;
  3. Economia de custos: A vida útil das lâminas é prolongada em até 30% em comparação às trocas de lâminas tradicionais;

Uma linha de conversão de tissue não precisa ser completamente destruída para ser danificada pelo fogo. Além disso, um acidente que coloca um operador em risco pode somar milhares de reais em prejuízos, bem como ocasionar semanas de inatividade na produção.

Reduzir riscos para os convertedores de tissue é o incentivo por trás dos simples, confiáveis e inteligentes TIPs da Körber: Sistema de supressão de fogo, Sistema de detecção de scanner IR e Troca de lâminas.

Entre em contato com a Körber para saber mais sobre como estas tecnologias avançadas proporcionam a proteção máxima para suas operações.

 

SOBRE A KÖRBER

Körber é um Grupo tecnológico internacional com cerca de 10,000 colaboradores, mais de 100 escritórios e plantas produtivas em todo o mundo, e um objetivo comum: transformar o pensamento empreendedor em sucesso de seus clientes, impulsionando seu desenvolvimento tecnológico. Nas Áreas de Negócios Digital, Fármaco, Supply Chain, Tissue e Tabaco, oferece produtos, soluções e serviços que inspiram. A empresa age rapidamente de acordo com as necessidades de seus clientes, executa ideias de forma eficiente e, com as suas inovações, cria valor agregado aos seus clientes. Com isso, constrói cada vez mais ecossistemas que resolvem os desafios atuais e futuros. A Körber AG é a empresa matriz do Grupo Körber.

SOBRE A KÖRBER BUSINESS AREA TISSUE

A Körber tem o objetivo final de possibilitar o sucesso contínuo dos seus clientes. A empresa é o único fornecedor verdadeiramente integrado e global de soluções avançadas para a indústria de tissue. Oferece o portfólio mais abrangente do setor, contando com tecnologias que apoiam seus clientes em toda a cadeia de valor – dos rolos aos dobrados, da conversão ao empacotamento. Suas soluções integradas, automatizadas e fáceis de usar, são fundamentais para moldar o sucesso em tissue, elevando as operações dos seus clientes a um nível superior e global, ao mesmo tempo, otimizando seus custos e processos.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo