NotíciasTissue no MundoToscotec

Sofidel atinge alta eficiência e qualidade premium com linhas da Toscotec

Fabricante de tissue adicionou 120.000 toneladas por ano à sua capacidade de produção nos EUA com duas máquinas de papel Toscotec AHEAD 2.0L

Em 2020, a Sofidel adicionou 120.000 toneladas por ano à sua capacidade de produção nos EUA com duas máquinas de papel Toscotec AHEAD 2.0L no formato de 5.500 milímetros, com velocidade operacional de 2.000 metros por minuto. A Toscotec entregou um produto pronto para uso para a área de produção de tissue da fábrica de papel integrada da Sofidel America, em Inola, Oklahoma.

Desde o lançamento de duas novas linhas, a Sofidel fabrica papel tissue premium, em conformidade com seus rigorosos padrões de qualidade, e tem mantido um alto nível de eficiência na operação, aproveitando totalmente a eficiência energética e ambiental das linhas AHEAD da Toscotec, que possuem o secador Yankee de aço TT SYD e capotas TT de alta recuperação de energia.

Nesta entrevista, Simone Capuano, vice-presidente executiva de Operações e Cadeia de Abastecimento da Sofidel America Corp., divulga a estratégia que sustenta este investimento e conta o que a Sofidel tem alcançado até agora em sua linha de produção em Inola.

Nova linha de produção integrada da Sofidel America em Inola: quais foram as razões para essa expansão e por que escolher a tecnologia da Toscotec?

A construção de uma planta integrada em Inola (Oklahoma) é uma parte importante da estratégia de crescimento que a Sofidel implantou nos EUA desde sua chegada ao país, em 2012. Depois de Circleville (Ohio), este é o segundo investimento greenfield do nosso grupo nos EUA, com o objetivo de aumentar a nossa capacidade de produção e nossa cobertura geográfica, o que significa ter fábricas próximas de nossos clientes – neste caso, especificamente, estamos na região Sul – para melhorar o nosso serviço e conter custos logísticos. Nesse contexto, a Toscotec foi a escolha certa, pois sua tecnologia é eficiente tanto do ponto de vista energético e ambiental, quanto pela experiência e flexibilidade que ela ganhou em nosso setor.

A Toscotec foi a fornecedora chave na mão para o projeto da produção da fábrica de papel em Inola. Foi útil para vocês ter uma única empresa como seu ponto de referência para esta parte do fornecimento?

Construir uma nova fábrica de papel do zero nunca é uma tarefa fácil, tanto para a área técnica como por razões organizacionais. Em Oklahoma, como em qualquer outro lugar nos EUA, temos contado com excelentes colaborações de instituições e parceiros locais. Certamente, achamos muito útil ter um único fornecedor como nosso contato para a parte de produção da fábrica de papel, especialmente porque parte do projeto foi realizada na primeira e mais complicada etapa da emergência da Covid-19, com todos os problemas que ela implica.

Você está satisfeito com a gestão da Toscotec neste momento de emergência global?

Mesmo tendo que enfrentar situações imprevisíveis e complicadas, a flexibilidade da Toscotec, a contribuição e o espírito de equipe nunca faltaram. Agradecemos sua dedicação e habilidades para resolver problemas.

Assim que as máquinas da Toscotec entraram em operação, você viu um aumento na OEE (eficácia geral do equipamento) em comparação com o processamento de bobinas de outros locais de produção, conforme estava sendo feito antes? A eficiência de conversão melhorou? Se sim, por quê?

Ter uma planta integrada já melhorou a eficiência da produção. Além disso, as máquinas AHEAD 2.0L usadas em nossas linhas representam uma tecnologia experimentada e testada que não exigiu qualquer ajuste. Como esperávamos, descobrimos que eles estavam de acordo com as necessidades de nossos clientes. O fato de podermos contar com bobinas de maior diâmetro e qualidade constante definitivamente nos permitiu aumentar a eficiência de nossas linhas de conversão.

Quais categorias vocês estão fabricando atualmente na MP1 e MP2? Qual é a sua avaliação de qualidade do produto?

O padrão de qualidade é alto e atende aos requisitos de nossos clientes e, ao mesmo tempo, permite obtermos excelentes desempenhos na fábrica em termos de eficiência energética e otimização de uso de matéria-prima. Isso está em linha com o compromisso da Sofidel em conciliar as necessidades de mercado e consumo com as de sustentabilidade. Nas duas máquinas, estamos produzindo vários tipos de papel higiênico, com especial atenção para papéis Super Soft e toalhas de cozinha.

Você está satisfeito com o consumo específico de produtos químicos por tonelada de papel produzido pelas duas máquinas?

Sim, também estamos registrando melhorias significativas nesta área, embora a otimização de todo o sistema deva continuar.

No geral, como você descreveria a parceria com a Toscotec?

Uma parceria positiva baseada em trabalho árduo e compromisso mútuo com a melhoria contínua.

Fonte
Toscotec
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo