Shrink PCR Lord agora é a nova embalagem da Devassa
Grupo Heineken substitui filme Shrink por Shrink PCR com conteúdo de resina PCR (plástico reciclado pós-consumo) da Dow
O Grupo Heineken, a segunda maior cervejaria do país, substituiu as embalagens de Shrink da linha Devassa para Shrink PCR (resinas pós-consumo recicladas) da linha Ecofilm da Lord, empresa de embalagens plásticas flexíveis atuante em economia circular.
A Lord possui forte agenda ESG, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, e corrobora com a continuidade da sustentabilidade em seus negócios por meio de pesquisa e inovação para uma gestão eficiente de processos, redução de insumos e geração de valor de toda a cadeia do plástico.
“Vale lembrar que a Lord nasceu há 50 anos, por meio da reciclagem de aparas, portanto, a sustentabilidade já está presente em nosso DNA, sendo a economia circular e a reciclagem uma realidade em nossos processos. Por meio da utilização da resina PCR da Dow, expandimos nosso compromisso de estender a vida útil do plástico, economizando água, energia, insumos e contribuindo para um meio ambiente mais limpo e com redução de impactos”, explica Herman Moura, presidente da Lord.
A empresa utiliza os mais modernos processos para desenvolvimento de soluções aos clientes, contando com equipamentos de última geração, profissionais extremamente qualificados e um rigoroso controle de qualidade e higiene.
O Grupo Heineken anunciou em 2021 o compromisso para neutralizar as emissões de carbono em toda a sua cadeia de valor até 2040. A companhia já vem investindo em soluções sustentáveis e maximizando o uso de energias renováveis e eficiência energética, mas quer ampliar o impacto positivo para todo o ciclo do negócio, chegando até a operação logística e os pontos de venda.
“Buscar por soluções mais sustentáveis, quando falamos de embalagens, exige que a gente tenha também um cuidado social importante, além de levar em consideração as necessidades dos nossos consumidores e desafios logísticos. Ao olharmos para o nosso portfólio, entendemos que o Shrink é um material muito relevante do ponto de vista de usabilidade para os consumidores e que facilita a logística de transporte, por ser mais leve, resistente e impermeável”, diz Ornella Vilardo, diretora de Sustentabilidade do Grupo Heineken. “Ainda assim, nós identificamos que havia a oportunidade de reduzir os impactos desse item ao adotarmos um modelo mais sustentável que, além de reduzir a quantidade de plástico em lixões e aterros, também contribui para o trabalho das cooperativas de materiais recicláveis”, explica.
Como parte dessa jornada que compõe sua estratégia global – sendo a primeira grande cervejaria a anunciar o compromisso de carbono neutro mundialmente – no Brasil, o Grupo Heineken também estabeleceu a meta de alcançar 100% de circularidade das suas embalagens utilizadas em bares e restaurantes e já reduziu em 80% o volume de PET em todo o portfólio, o que significa 25% do volume total de plástico da companhia.
Incorporar as resinas PCR no Shrink da marca Devassa mantém a reciclabilidade como um filme all-PE (filme de polietileno proveniente de resinas virgens), característica que agrega ainda mais valor no ciclo da embalagem.
PARCERIA COM A DOW
A Dow, empresa de ciência dos materiais que em 2022 comemora 125 anos, pretende estar na vanguarda na condução da mudança transformacional necessária para se tornar neutra em carbono e acelerar a economia circular dos plásticos. Assim, reafirma seu compromisso em proteger o clima, eliminar resíduos e fechar o ciclo por meio do desenvolvimento de uma resina de plástico reciclado pós-consumo de alta performance e com rigoroso controle de qualidade, REVOLOOP™.
A diretora de sustentabilidade da Dow para a América Latina, Carolina Mantilla, comenta que “o REVOLOOP™, utilizado pela Lord na produção do filme Shrink, é produzido no Brasil através de uma parceria entre a Dow e a Boomera LAR e, além do impacto ambiental, também tem um impacto social importante, já que contribui no fortalecimento e formalização do trabalho realizado pelos catadores que tiram dessa atividade o sustento de suas famílias”. Letícia Vanzetto, gerente de desenvolvimento de mercado da Dow, também destaca que “a colaboração entre os diferentes integrantes da cadeia de valor é parte fundamental para a implementação de iniciativas que tragam uma nova vida para os resíduos plásticos, fomentando a circularidade nessa cadeia”.
Sendo assim, todas as soluções para embalagens são de grande relevância para o negócio de ambas as empresas e, a partir de uma relação de parceria entre cliente e fornecedor, foi firmada uma parceria na iniciativa de inserir uma embalagem com menor pegada de carbono e maior apelo sustentável à cadeia do produto. Juntas, escolheram a resina PCR Dow pela confiabilidade e reciclagem inclusiva inerentes à sua parceria de longa de data, aplicado no Shrink.