fbpx




Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online
Banner Incape Portal Tissue Online

Celulose Notícias

SELO FSC® É RECONHECIDO POR CONSUMIDORES E REPRESENTANTES DA INDÚSTRIA

Pesquisa realizada pela Tetra Pak® revela que consumidores estão mais conscientes e reconhecem o FSC® como sinônimo de gestão florestal sustentável

Selo FSC

Um em cada cinco consumidores em todo o mundo reconhece o selo FSC (Forest Stewardship Council®). No Brasil, 90% dos representantes da indústria e 23% dos consumidores conseguem identificar a certificação e sabem qual o significado da imagem. Essas são algumas das conclusões da pesquisa global realizada pela Tetra Pak® que considerou a opinião de mais de sete mil pessoas em 13 países, além da avaliação de representantes da indústria de alimentos e bebidas, do governo e formadores de opinião.

Além disso, os consumidores brasileiros estão cada vez mais conscientes e tomando atitudes para preservar o meio ambiente. A boa notícia é confirmada pelos números: 37% dos consumidores buscam regularmente selos ambientais, sendo que 54% deles confiam nas informações contidas nas embalagens dos produtos. O dado representa um crescimento de quase 20% em relação ao estudo de 2011.

“A preocupação dos brasileiros no consumo de produtos saudáveis, como alimentos orgânicos, já é conhecida. O desafio mais recente foi extrapolar essa consciência do benefício individual para o coletivo, que é o caso do manejo florestal sustentável”, explica Fabíola Zerbini, Secretária Executiva do FSC Brasil.

Atualmente, o Brasil tem 6,961 milhões de hectares certificados na modalidade de manejo florestal e conta com aproximadamente 1030 certificados na modalidade de cadeia de custódia. Dessa forma, o País ocupa a 5ª posição no ranking total do sistema FSC. “A área florestal global certificada com os Princípios e Critérios do FSC® está crescendo em todo o mundo, acompanhado por um forte crescimento na cadeia de produtos certificados”, disse Fabíola.

SOBRE O FSC® BRASIL:

O FSC (_Forest Stewardship Council®_) é uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, criada para promover o manejo florestal responsável ao redor do mundo. Foi oficialmente fundado em 1993 como resposta às preocupações sobre o desmatamento em todo o mundo. As discussões a respeito da criação do FSC Brasil iniciaram-se em 1996 e a iniciativa nacional formalizou-se em

2001 com a criação do Conselho Brasileiro de Manejo Florestal, o FSC Brasil. A missão do FSC Brasil é difundir e facilitar o bom manejo das florestas brasileiras, conforme Princípios e Critérios que conciliam salvaguardas ecológicas, benefícios sociais e viabilidade econômica.

Seguindo o mesmo modelo de governan­ça do FSC Internacional, as decisões do FSC Brasil são deliberadas pelo voto da maioria dos membros das câmaras social, ambien­tal e econômica, nas assembleias anuais e reuniões das instâncias diretivas. A certificação FSC é internacionalmente reconhecida, e identifica, através de sua logomarca, produtos madeireiros e não madeireiros originados do manejo florestal responsável.