Renova aposta em marca própria e inovações no mercado espanhol
A sustentabilidade também está entre as principais preocupações da companhia, pioneira na Europa no desenvolvimento de embalagens de papel recicláveis e biodegradáveis
A Renova é uma das empresas mais atuantes no mercado de papel tissue de marca própria, junto a outras fabricantes como a Scottex. O grupo português está presente nos principais supermercados, hipermercados e lojas da Espanha, e é famoso por seus papéis coloridos e inovadores.
Apesar dessa forte presença, o diretor de vendas da Renova, Lorenzo de Cárdenas, disse, ao Jornal Ok Diario, que no mercado de papéis tissue, em 2020, a marca do fabricante cresceu mais que a marca própria, em todas as categorias. “Em relação a 2021, teremos que ver como evolui. Assim como fizemos no ano passado, as marcas terão de mostrar que sabemos ir ao encontro das necessidades dos cidadãos”, comentou.
Em relação às marcas dos fabricantes, o executivo afirmou que a Renova está entre as líderes em todas as categorias de papéis, sendo a primeira marca, por exemplo, no mercado de guardanapos. “Além disso, estamos há vários anos no Top 5 das marcas de drogarias mais consumidas na Espanha, de acordo com os rankings anuais elaborados pela Kantar”, completou.
O diretor de vendas ainda falou sobre a importância da inovação no mercado de tissue e opinou quais serão as prioridades dos consumidores em um cenário pós-pandemia: “sustentabilidade, higiene, digital, solidariedade e qualidade”. “São conceitos já amplamente repetidos em inúmeros artigos, análises e entrevistas, mas que não devem ser minimizados por esse motivo. Também será necessário encontrar soluções para um ambiente que, até que se recupere, será afetado por uma grave crise econômica”, defendeu.
A sustentabilidade, dentro desses fatores, deve ser especialmente relevante para as empresas em um futuro próximo. “Para nós, já é um atributo inerente à marca: dizer Renova significa sustentabilidade. Sim, parece um slogan, mas no caso da nossa marca, é uma realidade”, garantiu. “A nossa própria unidade de reciclagem (da qual sai aproximadamente metade da nossa matéria-prima total) é a primeira marca do nosso setor a ter uma gama com rótulo ecológico”, ressaltou.
A empresa obteve a ISO 14001 de forma pioneira e também saiu à frente, no setor a nível europeu, no desenvolvimento de embalagens de papel recicláveis e biodegradáveis em vez de plástico, além de instalar painéis solares em sua fábrica. “Exemplos que refletem aquela faceta sustentável do DNA da Renova e de todos os seus produtos, sempre buscando cuidar do planeta e reaproveitar seus recursos o máximo possível”, acrescentou.
Recentemente, a companhia lançou Recycled, uma nova linha de embalagens de papel 100% reciclado, com certificações FSC e Ecolabel. O caminho da eliminação progressiva do plástico do portfólio da Renova começou sua jornada em 2018 com a linha Paper Pack.
O Renova Recycled é composto por: papel higiênico premium de folha tripla, papel higiênico extra absorvente e tamanho XXL, guardanapos de folha dupla e, ainda, lenços de papel. “Tudo isso são, em suma, soluções desenvolvidas pela marca para contribuir para um mundo melhor e mais sustentável”, concluiu de Cárdenas.