Lotus QuímicaNotíciasTissue no Brasil

Solução química biodegradável oferece ganho de mais de 10% na retenção e drenagem

A Lotus Química é desenvolvedora exclusiva do ALDIN 07, produto que substitui polímeros altamente tóxicos, entregando mais sustentabilidade e alta performance produtiva

A sustentabilidade precisa, sem dúvidas, andar de mãos dadas com a eficiência produtiva. Logo, a drenagem e retenção das fibras na produção de papel por meio de soluções químicas biodegradáveis tem sido um dos desafios que ocupam o topo da lista de prioridades das mais modernas indústrias papeleiras do Brasil e do mundo. Por consequência, esse também tem sido um obstáculo para as indústrias químicas dedicadas no desenvolvimento de soluções para a indústria de papel.

O desenvolvimento de soluções sustentáveis é o que move os laboratórios da Lotus Química e, com a missão de fazer as fabricantes de papel abandonarem os diversos polímeros, os floculantes e os coagulantes altamente tóxicos e danosos para os ativos e para o meio ambiente, a empresa desenvolveu o ALDIN 07.

A dificuldade de reter e distribuir as fibras tem como principais causas:

  • Cargas dispersas;
  • Partículas coloidais;
  • Formação de grandes flocos entre as fibras, bloqueando, assim, os canais de drenagem.

Baseado nisso, o ALDIN 07 age como um coagulante com muitos sítios que irão interagir com as moléculas devido à força de Van der Waals, possibilitando a formação de vários microflocos que não bloqueiam os canais de drenagem entre as fibras, pois criam pontes entre elas, melhorando, assim, a retenção e formação da folha.

Testes e estudos feitos com o ALDIN 07 em ambientes produtivos bastante agressivos comprovam um ganho de até 10% na retenção das fibras, em comparação os polímeros utilizados anteriormente para os mesmos fins.

Com o aumento da drenagem da água na tela formadora, os clientes ainda têm alcançado uma maior velocidade na máquina de papel, melhor formação da folha e padrões excelentes na melhora da secagem – que é uma das etapas mais críticas e caras do processo de fabricação do papel –, além da redução de casos de quebra da folha final.

Ademais, o ALDIN 07 ainda agrega à folha as cargas minerais da água utilizada no processo, garantindo uma água residual muito mais limpa. A descontaminação da água traz diversos benefícios, dentre os quais destacam-se a estabilidade da máquina de papel e facilidade no tratamento do efluente. A solução também está alinhada às boas práticas ambientais requisitadas pelas principais regulamentações e compliances globais.

A Lotus Química está há mais de 20 anos no mercado, é certificada ISO 9001:2015 e 14001:2015 e atende indústrias papeleiras em todas as Américas.

Quer saber mais? Entre em contato com um dos especialistas Lotus Química pelo e-mail: contato@lotuquimica.com.br ou pelo telefone: +55 (49) 9126 8269.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo