
A
“Fizemos mudanças significativas na campanha se compararmos ao ano passado. Entre nossa meta nesta edição está a de conversarmos com cinco mil alunos da rede municipal do Mato Grosso do Sul com programações especiais para que os professores também possam influenciar na formação ambiental e da cultura florestal”, explica Dito Mario, diretor executivo da Reflore.
Em 2013, o Estado do Mato Grosso do Sul registrou altíssimo índice de queimadas. De acordo com dados da Reflore, foram mais de 3 mil focos de incêndios, dos quais 85% tiveram responsabilidade humana. “Ao controlar e diminuir o número de queimadas, preservamos não só nossos negócios, mas principalmente a biodiversidade e a segurança da região”, comenta Germano Vieira, diretor Florestal da Eldorado, uma das empresas apoiadoras da ação.
Com praticamente 50% das iniciativas para este ano já realizadas, a Reflore mantém a campanha até agosto e, junto com as empresas apoiadoras, acredita que ainda tem um longo caminho pela frente. “O trabalho em parceria de toda a região é fundamental para que juntos consigamos ficar em alerta e diminuir os focos de incêndio nas cidades”, afirma Mario.
Outras atividades da campanha são a distribuição de panfletos e ações direcionadas a produtores e trabalhadores da terra. Complementam o projeto seminário do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para técnicos da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e da Reflore e reunião com os secretários de educação dos municípios de Ribas do Rio Pardo e de Água Clara.
www.expressaoms.com.br