Quarta edição consolida sucesso do Tissue Summit Brasil
O evento contou com palestras exclusivas, além de painéis de tissue e personal care, nos quais executivos de importantes players do setor puderam discutir sobre as principais tendências do mercado
Após a programação da manhã e o intervalo para o brunch, o Tissue Summit Brasil 2024 retomou o cronograma de apresentações do seu último dia com Michel Borges Piroutek, analista de pesquisa da Euromonitor, fornecedora líder mundial de inteligência de negócios global, análise de mercado e insights de consumo que ministrou a palestra “O mercado brasileiro de tissue & higiene ganha relevância no cenário global: principais tendências e como a inflação e a sustentabilidade impactam o consumo”.
Na oportunidade, Michel apresentou dados sobre o mercado de Tissue e Hygiene, com foco em varejo. Dentre os assuntos, ele explanou por que o Brasil está ganhando relevância no cenário global – devendo ocupar o 4º lugar em faturamento no setor entre 2024 e 2025 –, incluindo fatores como expansões de fábricas já existentes, novas fábricas construídas e fusões e aquisições, além de potencial de crescimento de consumo per capita.
O especialista ainda abordou como a inflação impacta o mercado de Tissue e Hygiene devido ao consumo desacelerado e à preocupação do consumidor com preços, culminando em tendências como downgrade de marcas e aumento de consumo de marca própria.
Por fim, Michel falou sobre as tendências e impactos da sustentabilidade no setor e destacou que, apesar de ter uma renda média mais baixa, os consumidores brasileiros estão mais preocupados em procurar produtos com apelo sustentável.
Na sequência, Claus Robberts, presidente da ProJet B.V., que projeta e fabrica máquinas de limpeza e corte de alta qualidade para linhas de fabricação de papel, nonwoven, linhas de fabricação de tapetes de vidro, painéis de madeira, tapetes de isolamento e gesso, fez uma apresentação intitulada “Limpadores transversais de alta pressão para máquinas de papel, cartão e tissue”.
Durante a palestra, ele abordou as vantagens dos limpadores transversais da companhia, destacando os diferenciais que as soluções oferecem perante seus pares, como menor consumo de água, bicos de pulverização menores e maior pressão.
Em seguida, a Archroma, líder global e diversificada em especialidades químicas, apresentou “Tissue & Paper Strategy – cobrindo sustentabilidade e o que a Archroma possui de novidade no portfólio de tissue”, detalhado por Ricardo Toigo, Head of Sales – PP&C Brasil.
Toigo apresentou o histórico da Archroma e o seu portfólio de produtos, com foco em soluções sustentáveis para o mercado de tissue, como o agente de branqueamento óptico Leucophor® AFCN – tecnologia exclusiva da Archroma – recém-introduzida no mercado brasileiro, bem como o objetivo companhia em liderar a indústria química em direção a um futuro mais sustentável para seus clientes e mercado. Além disso, o executivo destacou a ampla oferta tecnológica da companhia derivada de inovações para o mercado de tissue a nível global e o seu compromisso global com segurança e sustentabilidade.
Concluindo o segundo bloco de palestras do dia, Geovane Cruz, Area Sales Manager Latin America da Firefly, empresa sueca que atua na área de prevenção de incêndios, conduziu a apresentação “Como proteger sua indústria com tecnologia de ponta?”.
Detalhando como as soluções da empresa podem auxiliar na prevenção de incêndios, Geovane ressaltou como a tecnologia da Firefly detecta focos de temperatura elevada nos primeiros instantes, extinguindo o fogo com quantidade mínima de água – por meio de uma névoa com milhões de mircrogotículas que se expandem em 1.700 vezes o seu volume em contato com a chama.
Encerrando o ciclo de apresentações do Tissue Summit, a última palestra do dia foi ministrada por Fábio Brasiliano, diretor de Meio Ambiente da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), que abordou “Mudanças climáticas e os desafios no setor de HPPC”.
Na oportunidade, Fábio falou sobre a Abihpec, destacando os impactos dos produtos de HPPC no dia a dia das pessoas, e apresentou dados relevantes sobre a indústria e o mercado consumidor no Brasil – o quarto colocado no ranking mundial. O executivo ainda ressaltou a importância do uso sustentável da biodiversidade e contou detalhes do programa de logística reversa e economia circular da Abihpec, “Mãos pro futuro”, que contempla os três fundamentos da sustentabilidade: preservação ambiental, benefício social e viabilidade econômica.
Por fim, em um painel de debate moderado por Felipe Quintino, fundador e CEO do Nexum Group, fabricantes de personal care discutiram as tendências do mercado nos segmentos de fraldas adulto, infantil e incontinência urinária, além de expor seus pontos de vista sobre as perspectivas de crescimento do setor e a conscientização do consumidor, cada vez mais voltado para a sustentabilidade. O painel foi composto por Luis Delfim, diretor geral da Softys, Ronaldo Art, diretor de Marketing e Sustentabilidade da Kimberly-Clark, Rodrigo Zerbini, CEO da CCM, e André Aguiar, diretor de Consumo da Essity.