fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Projeto Puma II, da Klabin, recebe novas peças

destacada-klabin

22 peças provenientes da Finlândia chegaram para ser usadas na ampliação do projeto

O projeto Puma II, da Klabin, resultado de um estudo para expansão orgânica da empresa, que abrange a construção de duas máquinas de papel, com produção de celulose na unidade na cidade de Ortigueira (PR), recebeu novas peças para sua ampliação.

klabin puma ii

No total, foram 22 peças provenientes da Finlândia com pesos variando entre 2.600 a 22.500 kg.

O carregamento de peças que serão utilizadas na ampliação do projeto chegou no mês de maio ao Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR).

SOBRE O PROJETO PUMA II

A expansão de capacidade no segmento de papéis para embalagem, o projeto Puma II, vai consumir investimentos de 9,1 bilhões de reais até 2023.

Segundo a Klabin, a capacidade total das máquinas de Puma II será de 920 mil toneladas anuais de papéis Kraftliner. Na unidade Puma, a Klabin já produz celulose branqueada (fibra curta, fibra longa e fluff), com capacidade anual de 1,6 milhão de toneladas.

O Puma II será dividido em duas etapas. A primeira envolve a construção de uma linha de fibras para produzir celulose não branqueada integrada a uma máquina de papel Kraftliner e Kraftliner Branco, que serão comercializados sob a marca Eukaliner, com capacidade de 450 mil toneladas anuais.

A segunda etapa do projeto contempla a construção de uma linha de fibras complementar integrada a uma máquina de papel Kraftliner, com capacidade de 470 mil toneladas anuais e expansão de algumas estruturas de apoio.

Isso também pode ser interessante 👇🏻
• Solução para as indústrias: conheça as bases de motores da marca suíça ROSTA
• Voith concorre em nove categorias no Prêmio Destaques do Setor ABTCP 2020
• Você sabe realmente quanto custa seu filme stretch?

O cronograma prevê que as obras de cada etapa durem 24 meses. O início da primeira máquina está programado para o segundo trimestre de 2021, e o da segunda, para o segundo trimestre de 2023.

Cerca de dois terços dos desembolsos ocorrerão até 2021. O projeto será financiado com caixa próprio da companhia, podendo ser complementado com financiamentos.

Segundo a Klabin, o projeto Puma II pode criar até 9 mil empregos.

Banner Animado Parafix no Portal Tissue Online