Notícias Sustentabilidade

Professor Stephen C. DeVito apresenta palestras sobre Produção Mais Limpa em São Paulo

DeVito explanará sobre o papel do Registro de Emissão e Transferência de Poluentes na sustentabilidade global, em São Paulo, durante o International Workshop: Advances in Cleaner Production, evento que promove troca de informações sobre transição sustentável.

index_5th

De 20 a 22 de maio, São Paulo sedia o 5th International Workshop: Advances in Cleaner Production, fórum multi e interdisciplinar que apresenta informações e resultados de pesquisas sobre tecnologias, conceitos e políticas baseadas em Produção Mais Limpa. O evento acontecerá na Universidade Paulista (Unip) – Mirandópolis.

O fórum promove a troca de informação acadêmica; a apresentação de recentes realizações; a discussão de problemas comuns e do encaminhamento de soluções; a aproximação entre o conhecimento acadêmico e a experiência corporativa; e o aprofundamento da discussão do tema central do Workshop “Produção mais Limpa para uma Transição Sustentável”.

O evento terá como destaque a palestra do professor Stephen C. DeVito, coordenador do programa Toxic Release Inventory (TRI), da Agência Federal de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, programa em implementação no Brasil com o nome de Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP), mundialmente conhecido como PRTR.

Sob o tema “Defining the Role of Pollutant Release and Transfer Registries (PRTRs) in Global Sustainability”, DeVito apresentará a evolução do sistema e como suas informações têm contribuído para o progresso sustentável em diversos países.

Esse programa foi iniciado nos Estados Unidos, em 1986, em decorrência do acidente em Bhopal, na Índia, que teve a liberação de Isocianato de Metila, ocasionando um dos maiores acidentes químicos da história. A partir desse acidente, foi criado o programa TRI, como uma ferramenta de levantamento, tratamento, acesso e divulgação pública de dados e informações sobre as emissões e as transferências de poluentes que tenham potencial impacto negativo no meio ambiente.

Dessa forma, a população pode escolher onde quer morar, conhecendo também as características do parque industrial que pode afetar sua saúde. Na evolução do programa, pode-se acessar, publicamente, as informações sobre o que cada empresa realiza para controlar e prevenir as emissões de poluentes.

Steve realizará uma oficina “Advancing the Use of Pollutant Release and Transfer Register (PRTR) Data and Information: What PRTR Data Users Really Want!”, em conjunto com Prof. Dr. Marcus da Matta, diretor executivo da EcoAdvisor Associados e especialista na implantação do RETP no Brasil. Essa oficina apresentará a evolução do sistema e como suas informações têm contribuído para o progresso sustentável em diversos países, onde será possível conhecer o RETP do Brasil e dialogar com os palestrantes para dúvidas.

Cinco conferencistas estrangeiros também participam dos workshops, entre eles Hans Schnitzer, da Graz University of Technology (Áustria); Jeremy Hall, da Beedie School of Business / Simon Fraser University (Canadá); Donald Huisingh, da Tenessee University (EUA); Gregory Adolfson, do West Virginia Department of Environmental Protection (EUA); e Sergio Ulgiati, da Parthenope University (Itália).

O “International Workshop: Advances in Cleaner Production” já tem inscrições abertas e que podem ser realizadas no site do fórum (www.advancesincleanerproduction.net). Os valores e a programação do fórum também estão disponíveis na página oficial do evento.

 

Serviço

“International Workshop: Advances in Cleaner Production”

Local: Universidade Paulista (Unip)

Endereço: Avenida José Maria Whitaker, 373 – Mirandópolis – São Paulo – SP – Brasil

Data: 20 a 22 de maio de 2015

Horário: 08h às 19h50

Site: www.advancesincleanerproduction.net

Sobre a EcoAdvisor Associados

A EcoAdvisor Associados reúne especialistas, empresas e instituições nacionais e internacionais e promove consultoria com foco em sustentabilidade nas áreas de engenharia ambiental, ecologia, saúde ambiental, química, economia, toxicologia, saúde ocupacional, segurança do trabalho, limnologia e oceanografia. A empresa também promove treinamentos com curso livres e in company e é pioneira na assessoria de implantação do Registro de Emissão e Transferência de Poluentes (RETP).