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Produtos de cuidado adulto ainda precisam ganhar força nos supermercados, diz executiva da Softys

Nicole Arai, gestora de Marketing da companhia, destaca a importância que os supermercados têm como ponto de venda de absorventes para incontinência, fraldas geriátricas, entre outros produtos da categoria

As linhas de produtos para cuidado adulto, que incluem desde absorventes femininos a fraldas geriátricas, estão cada vez mais presentes nas gôndolas dos supermercados. E, apesar de não ser o principal ponto de venda para esses itens, as marcas de personal care sabem da importância desses estabelecimentos para aumentar o alcance desses produtos e atender a demanda dos consumidores.

Nesse contexto, uma parceria entre a Cotidian, marca de cuidado adulto da Softys, e a Bem-Estar, deu origem a uma reformulação dos produtos para a categoria de cuidados adultos, como absorventes para incontinência urinária.

De acordo com Nicole Arai, gestora de Marketing da Softys Brasil, a melhor forma de ativar produtos da categoria cuidado adulto no PDV supermercadista começa reforçando a venda desse tipo de produto na loja. “Raramente o consumidor vai em um supermercado para comprar fraldas geriátricas, por exemplo. Por isso, é necessário reforçar que este canal também pode ser um local de compra”, disse, em entrevista ao Super Varejo.

A executiva também reforça a importância que os supermercados têm como local de destaque para esses produtos. “O principal canal da categoria são as farmácias, onde os consumidores são extremamente fiéis. Porém, os supermercados são uma importante vitrine e, por isso, é necessário ter uma presença cada vez maior e frequente. Esses produtos devem estar bem localizados e junto a outros itens que façam sentido para quem compra”, explicou Arai.

CROSS MERCHANDISING

Segundo Daniel Kamlot, professor de mestrado da ESPM, o cross merchandising pode ajudar a obter bons resultados para a categoria no supermercado. “Apresentar produtos de cuidado íntimo em conjunto com aqueles de cuidados específicos para mulheres e homens é algo que costuma agradar a maioria dos consumidores. Tanto por facilitar o acesso, quanto pela vergonha que eventualmente ocorre na compra de certas categorias de produtos”, afirmou.

Para o especialista, os consumidores desses itens são mais sensíveis na hora de comprar em lojas que não sejam farmácias. “Nos supermercados, a apresentação dos produtos de cuidado adulto em um corredor distinto daquele de produtos mais tradicionais facilita a escolha por parte dos consumidores que se sentem constrangidos em determinadas compras. E, uma vez habituados, os consumidores fiéis ao supermercado tendem a comprar produtos de cuidado adulto na mesma ocasião de compra dos produtos habituais”, comentou.

Para a gestora de Marketing da Softys Brasil, entre os principais desafios que a categoria de cuidado adulto encontra no setor de varejo brasileiro, está o baixo desenvolvimento do canal supermercadista. “Com espaço limitado de gôndola e sem ponto extras, acaba passando despercebida. Por isso, temos o desafio de desenvolver a categoria nesse canal, precisando trazer mais visibilidade para o ponto natural, aumentando espaço de gôndola com informações relevantes para o shopper e ativando em pontos estratégicos dentro da loja”, concluiu Arai.

Fonte
Super Varejo
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