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Procon do Rio de Janeiro flagra ofertas enganosas em estabelecimentos

O Procon Estadual do Rio de Janeiro deflagrou a Operação ‘Arapuca’ na capital e encontrou 12 estabelecimentos oferecendo promoções que levam o consumidor ao erro.

Foto: Reprodução

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Recentemente, a entidade autuou as Lojas Americanas pelo mesmo motivo. Na maioria dos casos, os erros estavam em embalagens econômicas e em ofertas do tipo “leve mais por menos”.

Em uma loja do hipermercado Extra, a oferta do papel higiênico “leve 16 e pague 15”, cujo pacote custava R$ 15,90, informava que a unidade sairia por R$ 0,99, quando na verdade custava R$ 1,06, já que a oferta dizia que uma unidade era grátis.

A oferta  para outro pacote de papel higiênico com a inscrição: “leve 24 e pague 22”, induzia o consumidor a acreditar que na compra de mais unidades o valor unitário do produto era menor, mas a unidade custava R$ 1,22 nesta embalagem, mais cara que no pacote menor.

Foto: Reprodução

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Outra loja com valor divergente foi uma da rede Pão de Açúcar: Um pacote de papel higiênico quatro rolos custa R$ 6,30. Na embalagem “Pague 11 leve 12” custa R$17,37, ao invés de R$17,32. E papel higiênico “pague 15 leve 16” custa R$23,67, no lugar de R$23,62. Diferença de ambas as embalagens de R$0,05 a mais.

Outras redes e lojas, na cidade do Rio de Janeiro, comercializando diversos produtos com ‘promoções’ semelhantes foram flagradas com valores divergentes.

Foi determinado que as lojas atualizassem seus sistemas imediatamente para correção dessas irregularidades.

mundodomarketing.com.br e Procon Rio