Primeiro ano da coater piloto da Voith Paper tem agenda concorrida para testes
Clientes do mundo todo vêm realizando testes-piloto com papéis-barreira sustentáveis em Heidenheim, na Alemanha
Há um ano, a Voith colocou em operação a máquina coater piloto mais moderna do mundo em seu Centro de Tecnologia em Heidenheim, na Alemanha. A inauguração foi feita depois de uma ampla reforma da máquina. Desde então, a demanda por testes-piloto com papéis revestidos e com cola disparou.
Em especial, diversos clientes do mundo todo vêm priorizando a pesquisa de revestimentos de barreira para papéis-embalagem sustentáveis. Junto com as outras máquinas-piloto da companhia, o Centro de Tecnologia em Heidenheim permite realizar testes em todas as etapas e processos da produção papeleira – desde a preparação da massa até o revestimento e calandragem do papel.
“Com nossa coater piloto de última geração, impulsionamos a inovação com nossos clientes ao mesmo tempo em que minimizamos os riscos de investimentos. De maneira eficiente, desenvolvemos processos e produtos inovadores. Ao otimizar o consumo de matérias-primas e os parâmetros operacionais dos seus processos, nossos clientes se beneficiam de expressivas economias de custos. A taxa de ocupação da coater piloto é excelente, e estamos realizando diversos testes com nossos clientes,” diz Georg Scholl, engenheiro de P&D da Voith Paper.
A alta taxa de ocupação da coater piloto é principalmente atribuída à crescente demanda dos consumidores por embalagens sustentáveis. Atualmente, os papéis de barreira vêm ganhando a atenção da sociedade como uma alternativa viável e versátil às embalagens à base de petróleo, já que os papéis-barreira idealmente cumprem os mesmos requisitos funcionais – mas com as significativas vantagens de serem recicláveis e biodegradáveis.
Com sua coater piloto mais moderna do mundo, a Voith permite testar o sofisticado processo de revestimento de papéis, garantindo não apenas a aplicação perfeita de uma ou mais camadas funcionais, mas também a melhor secagem de alguns revestimentos altamente sensíveis a variações temperatura. Outra significativa vantagem é que a máquina permite testar até 18 variantes de revestimento sem que os clientes precisem interromper sua produção de papel.
“Junto com nossos clientes, desenvolvemos soluções de embalagens sustentáveis para o futuro. Um exemplo disso é o trabalho conjunto que temos feito para encontrar o melhor processo de pré-tratamento do papel base para a aplicação e secagem de cada tipo de barreira. Além disso, a unidade também oferece a flexibilidade de ajustar a tecnologia utilizada e o layout da máquina”, comenta Nina Köpl, engenheira de P&D para Embalagens Sustentáveis da Voith Paper.
Os especialistas da Voith acompanham todos os testes e oferecem consultoria para garantir que os clientes obtenham o melhor resultado para o seu papel. Depois dos testes, os especialistas continuam à disposição dos clientes, apresentando novas ideias, avançando no desenvolvimento de inovações ou até mesmo oferecendo uma ampla parceria de serviços.
TESTES-PILOTO PARA AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE RECICLAGEM
Além dos testes para a produção de papéis barreira, a máquina da Voith Paper também permite testar o processo de preparação de massa. No Fiber Technology Center, os clientes podem testar o potencial de reciclagem de seus papéis recém-desenvolvidos.
A preparação de massa da coater piloto abrange todo o processo de preparação das fibras primárias e secundárias para papéis-cartão, papéis-embalagem, papéis especiais e papéis gráficos. Todos os equipamentos da máquina operam em escala industrial de produção. Além disso, os clientes podem realizar testes com um único produto ou utilizando complexos roteiros de testes.
“O potencial de reciclagem é testado utilizando os mais modernos processos e produtos. Para nós, é importante que o cliente consiga enxergar todo o processo e reprocessar as fibras da melhor maneira possível. Para analisar o processo, utilizamos as mais modernas tecnologias de medição online da BTG e oferecemos análises laboratoriais completas em paralelo com os testes-piloto”, diz Jürgen Dočkal-Baur, especialista de P&D para Fiber Processes da Voith Paper.
CENTROS DE TECNOLOGIA DA VOITH PAPER
Além do Fiber Technology Center em Heidenheim, a Voith também oferece testes-piloto para a preparação de massa, revestimentos de papéis e o desenvolvimento de novos produtos em sua unidade de Motomiya, no Japão. Os clientes da região APAC, em especial, costumam utilizar essa unidade para realizar seus testes.
Já o centro de tecnologia localizado na cidade alemã de Düren permite realizar testes com tecidos não tecidos (TNT) fabricados por via úmida em uma máquina de papel equipada com um HydroFormer e tela formadora inclinada.
PROGRAMA DE SUSTENTABILIDADE PAPERMAKING FOR LIFE
O desenvolvimento de inovações e a produção otimizada de embalagens sustentáveis são os principais focos do recém-lançado programa de sustentabilidade Papermaking for Life. Com esse lançamento, a Voith Paper apresenta tecnologias e iniciativas versáteis que abrem as portas para processos de fabricação de papel mais eficientes e sustentáveis.
O programa foca os pilares de economia de água, energia e fibras, e utiliza a digitalização, inovações e parcerias para proporcionar máxima sustentabilidade à produção de papel. Saiba mais sobre as iniciativas da Voith Paper na área de sustentabilidade acessando o site.