Primeiro absorvente menstrual biodegradável do mundo é lançado no Reino Unido
O produto é uma alternativa sustentável fabricada a partir de fibras vegetais, que promete se decompor 100% em até um mês
A empresa inglesa Fluus lançou o primeiro absorvente menstrual biodegradável do mundo no Reino Unido. Produzido a partir de fibras vegetais e adesivos naturais, o absorvente começa a se decompor em até seis horas após ser descartado no vaso sanitário e promete ser 15% mais absorvente do que os modelos convencionais.
O novo produto é composto por três camadas que constituem: uma folha superior feita de fibras vegetais de celulose, um forro absorvente com patente pendente e barreira feita de polímeros biodegradáveis e uma folha inferior feita de mais fibras de celulose.
De acordo com a fabricante, o novo absorvente menstrual tem uma decomposição similar a do papel higiênico biodegradável, por isso, pode passar pelas telas das galerias de esgoto e vai se decompondo até sumir por completo, em até um mês.
Com até 90% de plástico em sua composição, os absorventes menstruais tradicionais não podem ser reciclados e levam cerca de 400 anos para se decompor nos aterros sanitários, por isso, seu descarte é considerado um problema ambiental.
Atualmente, a preocupação com o meio ambiente tem se tornado cada vez mais frequente e feito com que mais que pessoas que menstruam busquem alternativas para substituir os absorventes comuns, como o uso das calcinhas absorventes laváveis, coletores menstruais e a escolha de produtos mais sustentáveis.
Uma pesquisa feita pela Fluus com cerca de 2 mil pessoas revelou que até metade das pessoas já esteve em situações em que não conseguiu encontrar um local apropriado para descartar os absorventes usados. Sete em cada dez entrevistadas afirmaram que já estiveram em banheiros sem lixeira e cerca de dois terços delas disseram que acabaram guardando o absorvente na bolsa para descartá-lo depois.
Na Europa, há um incentivo para que a população jogue o papel higiênico no vaso sanitário, visto que é um produto biodegradável, evitando, assim, o acúmulo de rejeitos em aterros sanitários. Por isso, muitas vezes, os banheiros não contam com lixeiras, dificultando o descarte dos absorventes não biodegradáveis. Nesse contexto, a inovação de Fluus é apontada como uma alternativa para o problema.
Para saber mais sobre a Fluus e sua nova solução, acesse o site da companhia: https://wearefluus.com/.