LordNotíciasTissue no Brasil

Plástico sustentável: análise do ciclo de vida evidencia redução de impactos ambientais gerados pela linha Shrink PCR

Os resultados da análise mostraram um bom desempenho do produto em categorias de impacto como consumo de água, uso da terra, ecotoxicidade e material particulado

A indústria move a economia de um país, oferecendo oportunidades de empregos, desenvolvimento e tecnologia local.

Porém, apesar dos inúmeros benefícios para a vida contemporânea, sem um olhar ambiental, os impactos resultantes dos processos de extração da matéria-prima, produção, transporte e destinação final ao meio ambiente podem ser desastrosos.

Sendo assim, é necessário manter o equilíbrio entre meio ambiente e as atividades industriais, estabelecendo uma troca positiva de ambas as esferas, tão essenciais para a vida das pessoas.

Para avaliar os efeitos da cadeia dos produtos ao meio ambiente, é feita a Análise do Ciclo de Vida (ACV) do produto, uma técnica que qualifica e quantifica as dimensões de impactos ambientais gerados por um material desde a matéria-prima, produção, transporte, consumo e descarte final.

POR QUE A AVALIAÇÃO É TÃO RELEVANTE PARA A INDÚSTRIA DO PLÁSTICO?

A Avaliação do Ciclo de Vida permite ter conhecimento pleno do relacionamento do produto com a natureza e todos os efeitos desse material, o que revela o verdadeiro potencial do plástico em contribuir para a sustentabilidade da cadeia.

Fazer a quantificação e investigação completa do produto plástico e sua performance no meio ambiente torna viável compreender claramente quais são os impactos positivos e quais os pontos de melhoria no produto.

Com o resultado gerado, são identificadas oportunidades de aproximar cada vez mais os processos produtivos das indústrias às normas sustentáveis, bem como de se ajustar para atender às demandas para um melhor resultado ambiental, aperfeiçoando os processos fabris das empresas.

DESEMPENHO LORD: AVALIAÇÃO DO CICLO DE VIDA DO SHRINK PCR

Em parceria com a ACV Brasil, A Lord realizou a análise comparativa dos impactos entre o seu Shrink PCR (resinas pós-consumo recicladas), da linha Ecofilm, e a tradicional caixa de papelão – ambos materiais relevantes para transporte e empacotamento de materiais em diversos segmentos.

Os resultados da análise mostraram um bom desempenho do Shrink PCR em dez categorias de impacto de treze totais, com destaque para: consumo de água, uso da terra, ecotoxicidade e material particulado.

Iniciativas como economia circular e reciclagem fazem parte, também, da realidade de seus processos, expandindo o compromisso de estender a vida útil do plástico, economizando água, energia, insumos e contribuindo para um meio ambiente mais limpo e com redução de impactos.

A sustentabilidade é o pilar que se faz presente no modelo de negócios da Lord com investimentos contínuos em seu portfólio, resinas aproveitadas de maneira eficiente e ecológica, para que novos produtos plásticos sejam produzidos novamente.

Com inovação e responsabilidade ambiental, o Ecofilm PCR se compromete com a sustentabilidade, gera menos impactos ao meio ambiente e favorece a indústria plástica e diferentes setores de mercado.

Para saber mais sobre ações da Lord em prol do meio ambiente e conhecer as linhas sustentáveis de soluções plásticas, acesse: lordbrasil.com.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo