P&G aumenta preços de produtos de personal care nos EUA
Empresa reportou um resultado trimestral melhor do que o esperado, mas vem sendo afetada pela alta de custos nos insumos e problemas de logística
A Procter & Gamble afirmou, na última semana, que aumentaria os preços de certos produtos nos Estados Unidos para compensar o aumento dos custos que já estavam pesando em seu quarto trimestre, após reportar um resultado trimestral melhor do que o esperado.
A empresa, sediada em Cincinnati, se junta a uma lista crescente de fabricantes de produtos de consumo que aumentam os preços este ano enquanto enfrentam uma alta em todos os insumos de produção e problemas de logística.
A P&G disse que desde que traçou suas diretrizes iniciais para o ano fiscal de 2021, no ano passado, os custos aumentaram em US$ 400 milhões, incluindo custos fiscais de US$ 125 milhões para commodities que atingirão em grande parte o quarto trimestre e US$ 200 milhões em custos de frete mais altos.
“As taxas continuam subindo. Motoristas e plataformas continuam escassos. O frete marítimo continua valendo a pena. Portanto, continuamos a ver essa pressão aumentar e também impactar o quarto trimestre”, disse Andre Schulten, novo diretor financeiro da P&G.
A empresa informou que aumentaria os preços de produtos de personal care, incluindo fraldas Pampers e absorventes higiênicos Always, em cerca de um dígito este ano.
A P&G manteve seu guia de lucro básico por ação para o ano inteiro para crescimento na faixa de 8% a 10% e vendas na faixa de 5% a 6%.
A pandemia de Covid-19 impulsionou as vendas de produtos de higiene da P&G por mais de um ano, à medida que os consumidores estocavam produtos essenciais e de limpeza, mesmo diante do início da vacinação.
As vendas de papel higiênico diminuíram durante o período de janeiro a março, mas o uso doméstico continuou acima dos níveis pré-pandêmicos, disse o diretor operacional da P&G, Jon Moeller.
Embora houvesse um alto risco de interrupção da cadeia de abastecimento, inquietação social e crise econômica em muitas partes do mundo devido ao aumento de casos em mercados emergentes que poderiam afetar o crescimento da categoria, Moeller disse que espera que as vendas e o lucro da P&G continuem a crescer e a empresa siga gerando caixa.
As vendas líquidas aumentaram 5%, para US$ 18,1 bilhões no terceiro trimestre, com lucro por ação de US$ 1,26. Ambos superaram as estimativas dos analistas.
A P&G também aumentou sua recompra de ações planejada para o ano fiscal de 2021 em US$ 1 bilhão para US$ 11 bilhões. Suas ações subiram 0,3%.