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Pesquisa da Essity revela importância de quebrar tabus sobre a menstruação

De acordo com um estudo focado no futuro do bem-estar, 1 em cada 4 brasileiras falta em compromissos cotidianos devido a questões com a menstruação

Hoje, cerca de 713 mil brasileiras vivem sem acesso a banheiro ou chuveiro em suas residências e mais de 4 milhões não têm acesso a itens mínimos de cuidados menstruais nas escolas, de acordo com o estudo “Pobreza Menstrual no Brasil”, realizado pelo UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), agência de desenvolvimento internacional da ONU, que trata de questões populacionais, e o Unicef.

Para sensibilização e conscientização sobre a gestão e higiene menstrual, desde 2014, o dia 28 de maio é dedicado mundialmente ao tema. A data foi criada com o objetivo de promover a educação menstrual para toda a sociedade e mostrar a importância de atitudes positivas relacionada à menstruação.

Em pesquisa realizada em 2022, focada no futuro do bem-estar, a Essity, líder global em higiene e saúde, entrevistou mais de 15 mil pessoas em 15 países, incluindo o Brasil, para entender melhor sobre o comportamento dos consumidores e suas visões sobre essas áreas. Nela, constatou-se que, entre as brasileiras, quase 1 em cada 4 pessoas declarou ter perdido um dia de escola ou trabalho por conta de seu ciclo menstrual. Isso significa que 24% das entrevistadas faltam nesses compromissos, deixando o Brasil em primeiro neste ranking, à frente de países mais populosos, como China (21%) e Índia (17%).

Além disso, 16% dos brasileiros evitam falar sobre o tema da menstruação, ficando atrás apenas dos indianos (19%) e dos norte-americanos (17%).

Nesse sentido, Libresse®, uma das marcas líderes mundiais de proteção feminina, presente em mais de 100 países e parte do portfólio da Essity, está empenhada erradicar tabus e preconceitos em torno da menstruação, fornecendo acesso e soluções de saúde para mulheres, como absorventes e calcinhas laváveis.

“Desenvolvemos pesquisas frequentes para estarmos sempre atentos ao que pensam nossos consumidores sobre saúde e bem-estar. Frequentemente, nos deparamos com dados que nos assustam no que diz respeito a temas ainda considerados tabus, como a menstruação. Isso mostra que estamos indo na direção certa com o nosso propósito, de romper barreiras pelo bem-estar, e trazer à tona essas discussões, dados e conteúdo relacionado. É um compromisso que temos com a sociedade”, afirma André Aguiar, diretor comercial de Bens de Consumo da Essity Brasil.

Fonte
Essity
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