Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias Tissue no Brasil

Perspectivas do Mercado de Celulose e Tissue no Brasil e no Mundo

celuloseTISSUE

Desde os anos 60, a produção de celulose no Brasil tem crescido em taxas muito superiores às vislumbradas pelos demais produtores mundiais. Os dados mais recentes mostram que o Brasil é hoje o 4º maior produtor mundial de celulose.

No início deste ano, as projeções para a exportação de celulose indicavam crescimento de 10% no setor, como divulgado em relatório pela Bracelpa. “Podemos chegar a crescer 10% em exportação neste ano”, destacou ela, acrescentando que a unidade da Suzano, com capacidade para 1,5 milhão de toneladas por ano, tem praticamente toda a sua produção voltada para exportação.

Uma outra projeção indicada no início do ano, prevê uma meta de produção de 22 milhões de toneladas de celulose no Brasil em 2020, ante cerca de 15 milhões em 2013. Tal meta será possível devido a ampliação das novas capacidades das maiores companhias de celulose em operação no Brasil, como Fibria e Eldorado, ambas em Três Lagoas (MS), e da Celulose Riograndense, no Rio Grande do Sul.

A demanda por celulose da Europa tem se mantido consistente, enquanto Estados Unidos se recupera e a China mantém forte crescimento na demanda por celulose, Porem a China não deve ter papel importante no equilíbrio da equação oferta e demanda até 2015, devido à taxa de crescimento mais lenta dos produtos de celulose importados. Segundo o Pulp Watch, a demanda chinesa por celulose branqueada importada aumentou 380 mil toneladas em 2013, para 13 milhões de toneladas, de 12,7 milhões de toneladas no ano anterior. Este aumento eqüivale a menos de 0,7% dos 56 milhões de tpa do mercado global de celulose.

Apesar das expectativas de crescimento para a indústria de celulose e papel no Brasil, há uma necessidade do governo, mais precisamente, o próximo governo, de se sensibilizar e buscar um papel mais atuante com investimentos e mudanças estruturais que possibilitem ao setor um crescimento mais efetivo, onde os empresários devam focar em investimentos para aumento da competitividade, aspectos de fundamental importância para o bom desempenho do setor.

Previsões Celulose e Tissue – Mundo

Celulose de fibra curta e fibra longa

A demanda por celulose fora da China está crescendo lentamente. As variações do estoque chinês, portanto, é que comandarão a variação de demanda. Na prática, isso significará crescimento da demanda de importação pela China. Haverá também grande expansão da capacidade de fibra curta na América do Sul, o que levanta preocupações relativas a sobrecapacidade. Existe a tendência de grandes consolidações, o que poderia desacelerar a expansão. O mercado de fibra longa também é favorecido por conta de sua utilização para produzir celulose fluff.

Tissue

Uma sobrecapacidade pode ocorrer no mercado de tissue nos próximos dois anos. Além das novas entradas de capacidade anunciadas na América Latina, até 2016 podem se confirmar 230 mil toneladas em novos projetos entre cinco empresas nos Estados Unidos, além de 600 mil toneladas com o aumento de capacidade entre 2015 e 2016. A América Latina e a China continuam representando boa parte dessa expansão, mesmo com crescimento mais lento. Existe ainda boa previsão de crescimento no Oriente médio (Turquia, Irã e Arábia Saudita). Na Europa, o mercado de tissue está em um momento muito moroso, com crescimento decepcionante e futuro nebuloso. Existem, porém, algumas partes da Europa Oriental que oferecem oportunidades de expansão.

 selo_ok

Referências: O Papel, Exame