fbpx
CeluloseNotícias

Parada Geral da Veracel é realizada com sucesso

Ação apresentou resultados superiores sob diversos aspectos em relação às edições anteriores, caracterizando-se como uma das melhores PG já realizadas pela companhia

Entre os dias 19 a 29 de agosto, a Veracel Celulose, indústria que atua na região da Costa do Descobrimento (BA), realizou sua Parada Geral (PG), que apresentou resultados superiores sob diversos aspectos em relação às edições anteriores, caracterizando-se como uma das melhores PG já realizadas pela companhia. Trata-se de uma ação de manutenção preventiva periódica e obrigatória para as indústrias, que visa à segurança dos processos produtivos e, sobretudo, das pessoas.

Neste ano, em virtude da pandemia de Covid-19, a empresa adotou novos procedimentos no planejamento a fim de mitigar riscos – principalmente, em relação aos protocolos de prevenção contra o coronavírus – e de informação e orientação a todos os envolvidos, tanto os colaboradores próprios e terceiros, quanto os parceiros externos e a comunidade local. “Implementamos diversas medidas novas para que tudo pudesse ser realizado de maneira altamente segura em todos os sentidos, começando com o cuidado com a saúde dos nossos trabalhadores”, comenta Ari Medeiros, diretor industrial da Veracel.

A princípio, a PG estava programada para maio, mas teve de ser postergada para agosto, considerando os níveis de contaminação pela Covid-19 e da necessidade do isolamento social. Para replanejar a ação, houve a formação de um comitê multidisciplinar, que começou a atuar três meses antes da realização da Parada.

Dentre as novidades desta edição, está o fato de que, pela primeira vez, a PG da Veracel contou com 100% de profissionais brasileiros trabalhando em diversas funções. O objetivo inicial foi evitar a circulação de pessoas de outros países, como medida preventiva contra a disseminação da Covid-19. Também houve a redução do pessoal envolvido: a previsão inicial era de que 2.400 pessoas participassem, mas o número final de trabalhadores temporários foi de pouco mais de 1.400. Desses, 30% eram de regiões próximas à Veracel, a fim de contribuir para a movimentação da economia local. “Esse é um fato que é ainda mais importante no atual período, com o desemprego em alta”, observa Ari.

A contratação de todos os profissionais temporários seguiu as medidas de segurança e de saúde, com protocolos para prevenção específico para o coronavírus, estabelecidos com ações para avaliação médica (testes e anamnese), medidas sanitárias para transporte, hospedagem, higienização, cumprimento do distanciamento social e uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, os colaboradores participaram de campanhas de conscientização de boas práticas de segurança e entendimento do protocolo de prevenção. De acordo com a companhia, esses fatores permitiram que os dez dias da efetivação da parada se tornassem um exemplo positivo de gestão operacional e de pessoas neste momento desafiador.

“A organização e o planejamento foram essenciais para o sucesso da execução de toda a nossa PG. A execução por todas as áreas (Equipes Veracel e de empresas parceiras, em especial, a ANDRITZ) e comunicação antecipada e de esclarecimento junto aos diferentes públicos foram os pontos fortes do processo”, destaca o diretor industrial. Assim, o que era um desafio acabou gerando oportunidades e uma nova maneira de trabalho para a empresa.

A PG 2020 contou com ações como: locais de descanso cobertos, com normas e recursos de distanciamento social; distribuição de marmitas individuais para os trabalhadores evitarem aglomerações nos refeitórios; criação de mais dois pontos para a alimentação; e distribuição dos trabalhadores hospedados, em quartos individuais em pousadas e hotéis que adotaram protocolos de segurança e de saúde.

Um dos bons resultados da PG foi o zero acidente de trabalho com afastamento. “Para nós, segurança no trabalho é um valor e o fato de não ter ocorrido acidente com afastamento em 10 dias de manutenção deve ser valorizado”, completa Medeiros.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.