Papirus concorre ao Prêmio Eco 2022
O Projeto Papirus Circular é destaque na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Produtos e Serviços
A Papirus é uma das finalistas do Prêmio Eco 2022, realizado pela Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos (Amcham) e a revista Época Negócios. A fabricante brasileira de papel cartão concorre na categoria “Práticas de Sustentabilidade em Produtos e Serviços”, com o Projeto Papirus Circular, voltado à economia circular e geração de créditos de reciclagem.
Desenvolvido em parceria com a cleantech Polen, o projeto contribui para o fortalecimento da economia circular e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), já que certifica e cataloga informações referentes à rastreabilidade e origem dos materiais reciclados recebidos das cooperativas e de outras fontes, e os transforma em créditos de reciclagem. Esses créditos são transferidos para os fabricantes de grandes marcas de consumo (brand owners), que, desta forma, atestam seu compromisso com a sustentabilidade e a destinação correta das embalagens.
“Dessa forma, ajudamos a garantir a certificação do processo de reciclagem e, consequentemente, a sustentabilidade que as grandes marcas e os consumidores precisam hoje”, explica Christian Króes, gerente de Desenvolvimento de Produto e Assistência Técnica da Papirus.
Para a implantação do projeto, foi necessário contar com o apoio de uma equipe multidisciplinar. “Foi um grande desafio alcançarmos a maturidade atual deste programa. Hoje nosso sistema está totalmente integrado à cleantech Polen, permitindo que, em apenas alguns cliques, tenhamos toda a rastreabilidade dos materiais pós-consumo e pós-industrial utilizados em nossos produtos”, completa.
Com 38 anos de história, o evento, o Prêmio Eco destaca as empresas que são referência em práticas sustentáveis e desenvolvimento social. “Ser finalista de um prêmio tão representativo como o Eco é um grande orgulho, e um reconhecimento ao nosso compromisso com o meio ambiente. Por meio do Papirus Circular, estamos inovando para assegurar, com transparência e segurança, a rastreabilidade de toda a cadeia de reciclagem das embalagens feitas com o papel cartão”, afirma Amando Varella, co-CEO e diretor comercial e de marketing da Papirus.
A cerimônia de premiação acontecerá no dia 28 de julho, na sede da Amcham Brasil, em São Paulo.