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Papel higiênico de marca própria ganha maior participação na cesta de compras

Estudo revelou que as marcas próprias representam 1,9% das vendas totais do mercado e 10,1% de todo o faturamento das lojas que as negociam

Um estudo realizado pela plataforma de dados Scanntech revelou que as marcas próprias representam 1,9% das vendas totais do mercado e 10,1% de todo o faturamento das lojas que as negociam, considerando o ano de 2022 até outubro. Os estados de Minas Gerais e São Paulo são destaque no Sudeste, região em que as marcas próprias apresentam maior participação no mercado (2,8%) e no faturamento das redes que operam nesse modelo (13,7%).

Os produtos de marca própria têm aceitação superior em algumas categorias, como a mercearia básica (12,4%), na qual o papel higiênico se destaca por uma participação acima da média nas cestas de consumo.

Outro dado importante mostrado no estudo, segundo Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech, é que os supermercados têm maior participação de marca própria em seu faturamento quando comparados ao atacarejo regional. No caso dos supermercados, a participação chega a 10,4% do faturamento nas redes com marcas próprias, e 2% no total do mercado. Já no atacarejo regional, esse tipo de marca representa 9% do faturamento total das redes com marcas próprias, e 1,5% do total faturado no mercado.

 

CRESCIMENTO DAS MARCAS PRÓPRIAS

A diretora de marketing da Scanntech explica que essa tendência deve crescer e que, em países onde as marcas próprias estão mais maduras, elas já possuem uma participação de vendas totais maior que no Brasil. Além disso, as redes que trabalham nesse modelo possuem um share de 10,1%, ou seja, quatro vezes maior que a média nacional.

Para a executiva, a principal vantagem das marcas próprias é a eficiência de custos relacionados ao marketing e vendas, já que elas, normalmente, são produzidas pelos principais fabricantes de cada categoria e, portanto, têm uma boa qualidade com um preço mais em conta devido ao baixo custo de formação, distribuição e promoção da marca.

Fonte
SA VarejoDiário do Comércio
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