fbpx

Banner Animado Adritz no Portal Tissue Online

Notícias Tissue no Brasil Valmet

Papel e celulose: Webinar vai debater tecnologia de ácido sulfúrico

De acordo com o engenheiro de produto da Valmet, Lucas Fonseca, “a planta de ácido sulfúrico é uma excelente solução para melhorar e manter o equilíbrio de sódio e de enxofre nas fábricas de celulose”

Durante a pandemia do novo coronavírus, o compartilhamento de conteúdo por meio da internet tem sido ainda mais difundido. Na área de papel e celulose, também estão sendo realizados diversos eventos on-line para compartilhamento de informações e de estratégias usadas para superar a crise. Regularmente, a Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel (ABTCP) tem promovido debates com os principais especialistas do setor.

Nesta quarta-feira, 6, o engenheiro de produto da Valmet, Lucas Fonseca, vai conduzir o webinar sobre “Tecnologia de Ácido Sulfúrico”. De acordo com ele, “a planta de ácido sulfúrico é uma excelente solução para melhorar e manter o equilíbrio de sódio e de enxofre nas fábricas de celulose. Além de reduzir a purga de químicos trazendo enormes contribuições para o meio ambiente, a qualidade do ácido produzido internamente é comprovadamente melhor do que a adquirida no mercado”.

A solução ainda traz uma vantagem adicional: economia com os custos de produtos químicos necessários para make-up (como o NaOH), além de reduzir a necessidade da compra externa do ácido. “O ácido produzido pode ser utilizado nas plantas de dióxido de cloro e de tall oil, no branqueamento, separação de lignina, tratamento de efluentes e no ajuste de Ph”, exemplifica Fonseca.

O processo de fabricação de celulose produz gases não condensáveis (NCG), que são compostos orgânicos voláteis, odoríferos e que podem se tornar explosivos caso não sejam processados com segurança. Esses NCGs são boas fontes de enxofre e podem ser utilizados na produção de ácido sulfúrico, reduzindo o enxofre excedente no ciclo químico e diminuindo a necessidade de purgas, que, além de eliminar o enxofre, elimina o sódio. Desse modo, é possível reduzir a necessidade de make-up de hidróxido de sódio, gerando um grande potencial de ganho econômico para as indústrias.

“A Valmet vem desenvolvendo essa tecnologia de produção de ácido sulfúrico a partir dos NCGs e, portanto, eliminando o desperdício químico para o meio ambiente. Isso representa uma drástica economia com insumos aos nossos clientes e a melhor solução para manter a circulação de químicos balanceada nas fábricas de celulose”, finaliza.

SERVIÇO

Webinar “Tecnologia de Ácido Sulfúrico”, com o engenheiro de produto da Valmet, Lucas Fonseca

Data: 6/5, quarta-feira, 10h

Link para inscrição: https://bit.ly/3bZbA8e


LEIA TAMBÉM: