Assistências técnicas são beneficiadas com transformação digital
Serviços de campo em indústrias, marcados pela característica do presencial, passam por reformulações tecnológicas com as conexões remotas de internet
Com a pandemia, todos os setores da sociedade se depararam com a imprevisibilidade, mas também presenciaram o avanço e o fortalecimento dos recursos tecnológicos. O movimento foi analisado pela Cisco, especializada em soluções em equipamentos de rede. De acordo com pesquisa da empresa, em 2022, 60% da população mundial será usuária da rede mundial de computadores e mais de 28 bilhões de dispositivos e conexões estarão online.
No Brasil, haverá 191 milhões de usuários de internet, ou seja, 88% da população brasileira. O tráfego vem de pessoas e máquinas, e poderá ser ainda maior devido à alta conectividade imposta pelo isolamento, e pelas conexões remotas entre as empresas.
Grandes indústrias, como as de papel e celulose, se beneficiam com o uso das conexões de internet industrial, chamadas de 4.0, que promovem assistências técnicas feitas à distância com o acompanhamento de especialistas. A Valmet, líder em tecnologia e serviços para a indústria de papel, celulose e energia, atua com diversas ferramentas que conferem agilidade no tratamento de falhas em operação, e qualidade na análise de dados.
“Nossos clientes operam com suas fábricas em plena capacidade, 24 horas por dia e 7 dias por semana, produzindo milhares de toneladas. Por menores que sejam as interrupções, acabam impactando em perdas de produção. É importante que o atendimento aconteça da forma mais rápida e eficaz possível, solucionando prontamente as falhas que possam trazer riscos de segurança ou que afetem a estabilidade e continuidade operacional. As ferramentas e soluções em internet industrial são imprescindíveis para isso”, explica o gerente de assistência técnica da Valmet, Fausto Pires.
ALTA TECNOLOGIA
Os serviços dentro da Valmet Industrial Internet (VII), combinam monitoramento avançado e aplicações de predição, Controle Avançado do Processo (APC), simuladores de processo dinâmico e atendimentos remotos realizados pelos Valmet Performance Centers.
Como resultado, os dados e o conhecimento reunidos pela companhia auxiliam os fabricantes a reduzir o consumo de energia, aprimorar a eficiência química e ambiental, otimizar a qualidade da celulose e do papel, aumentar o processo de confiabilidade, maximizar a produção e capacitar o gerenciamento da variedade de equipamentos existentes.
O Valmet Performance Center, distribuído em várias unidades da empresa pelo mundo, oferece alta tecnologia nas conexões remotas com as fábricas e, por meio de aplicações de internet industrial possibilitam, por exemplo, predição de falhas, monitoramento de performance e otimização de processos, agilizando o suporte e o atendimento aos clientes.
Os serviços oferecidos pelo Valmet Performance Center são divididos em três categorias: suporte remoto especializado sob demanda; monitoramento remoto com controle e otimização, e serviços de análise de dados para identificar possibilidades de melhoria, causas raízes de problemas, entre outros apontamentos.
Outra solução de conexão remota apresentada pela empresa é a ferramenta PointR, tecnologia para trabalhos em campo em infraestruturas complexas, como a indústria, que permite chamadas de vídeo interativas, entre técnicos terceirizados e operadores das fábricas, por exemplo, com recursos de realidade aumentada.
“Oferecemos aplicativos robustos para a realização de assistência técnica de forma remota. Temos um canal aberto, através do Valmet Performance Center, onde nossos clientes podem contar conosco para acessar especialistas de todas as áreas; nuvem contendo plataforma de planejamento e visualização de recursos globais, com filtros de busca por tecnologia de expertise; e aplicativo de gerenciamento dos atendimentos de assistência técnica, onde todas as etapas operacionais são organizadas, compiladas e gerenciadas automaticamente, tornando o nosso atendimento mais ágil, rápido e eficaz”, explica Fausto.
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