Papéis tissue: Brasil tem enorme potencial de crescimento no segmento em 2024
Analisando o contexto, torna-se evidente que o mercado brasileiro de papéis tissue possui um potencial significativo de expansão em comparação a outros setores
Em razão da elevação dos padrões de vida e de higiene, os papéis para fins sanitários são de extrema importância e essenciais no dia a dia das pessoas e, por esse motivo, têm apresentado significativo crescimento no mundo inteiro.
Ao longo de 15 anos, o consumo aparente de produtos da linha tissue no Brasil registrou um aumento significativo de 56,3%, de acordo com informações da Ibá (Indústria Brasileira de Árvores) e Comex Stat (sistema de consultas e extração de dados do comércio exterior brasileiro). Somente em 2022, as vendas domésticas experimentaram um crescimento de 5%, atingindo a marca de 1,4 milhão de toneladas. E é por isso que, apesar dos desafios econômicos, a América Latina deve apresentar crescimento nesse setor nos anos de 2024 e 2025, segundo análise da Fastmarkets – uma das principais fontes de informações sobre os mercados globais de papel, celulose e embalagens.
No Brasil, há uma enorme oportunidade de crescimento no segmento de papéis tissue quando comparado a outros mercados. Enquanto nos Estados Unidos o consumo per capita anual de tissue é de 27 kg, no Brasil, essa média é apenas de 6 kg. Mesmo em comparação com outros países latino-americanos, como Chile (14 kg) e México (9 kg), o Brasil tem espaço para expandir seus níveis de consumo, principalmente para novas categorias de papel, como o papel higiênico de três camadas e a toalha demaquilante, conforme dados da Fastmarkets, Euromonitor e Nielsen Retail.
Acompanhando o crescimento e desenvolvimento do mercado e visando a aumentar a gama de especialidades e tecnologias a serem oferecidas, a CHT desenvolveu a linha de adesivos TUBIBOND, específica para aplicação em todas as fases da conversão de papéis tissue, como formação de tubete, laminação, transferência e rabicho.
Para garantir a rigidez e performance necessária na formação dos tubetes, a tecnologia CHT foi especialmente desenvolvida para atender às mais altas exigências do mercado e processos, tendo excelente estabilidade, rigidez e rápida secagem.
Para o processo de laminação, os adesivos de alta performance da CHT garantem uma excelente aderência entre camadas para a fabricação de produtos 2ply e 3ply, além de garantir média maciez e flexibilidade no papel final.
Na continuidade do processo, a transferência do papel laminado para o tubete é uma etapa crítica, na qual a exigência de qualidade do adesivo é requerida para garantir estabilidade e segurança nos equipamentos de alta velocidade. Nesse sentido, o adesivo de transferência CHT garante a mais alta qualidade de tack úmido, para garantir a segurança e eficiência do processo, e bom release após seco, garantindo a qualidade e satisfação do consumidor final.
Como última etapa, mas não menos importante, o adesivo de rabicho CHT foi especialmente desenvolvido para garantir excelente acabamento do rolo de papel higiênico ou toalha, pois apresenta excelente adesividade inicial para finalizar o produto, e pode ser destacado facilmente durante sua utilização, garantindo bem-estar e satisfação.
Todos os adesivos desenvolvidos pela CHT para a área de papéis sanitários são completamente estáveis em diferentes condições de temperatura e apresentam a fluidez necessária para cada tipo de processo, além de possuírem alto rendimento, aplicação limpa e rápida fixação.
Além disso, com laboratórios avançados e uma equipe de especialistas, o time CHT atua de forma a conhecer detalhadamente as variáveis do processo de cada cliente e propor fórmulas customizadas, garantindo economia, acabamento e qualidade ao produto final.
Conheça mais sobre as soluções CHT enviando um e-mail para: info.brazil@cht.com.