NotíciasPersonal Care

Ontex apoia startup para promover a reciclagem de fraldas na Bélgica

Com o apoio da Ontex, a Woosh pretende criar a primeira fábrica de reciclagem de fraldas no país

A Ontex Group continua fornecendo fraldas recicláveis para apoiar a Woosh, uma startup belga que pretende tornar a reciclagem de fraldas uma realidade no país de origem da Ontex. A companhia ajudou a lançar a startup e, à medida que cresce, segue apoiando a empresa com produtos e experiência.

Atualmente, a Woosh entrega fraldas recicláveis e descartáveis e coleta fraldas usadas de mais de 200 creches na Bélgica com mais de 5.200 crianças e planeja expandir o serviço para mais de 1.000 creches até 2024. Juntamente com as empresas de resíduos, a Woosh pretende criar a primeira instalação de reciclagem de fraldas na Bélgica.

“Na Ontex, pretendemos reduzir a nossa pegada ambiental em toda a nossa cadeia de valor. O desperdício de fraldas é o ponto crítico da cadeia de valor que precisamos abordar, inclusive em nosso país de origem, a Bélgica. É por isso que ajudamos a lançar a Woosh e apoiá-lo”, disse Joel Santos, vice-presidente de estratégia da Ontex. O serviço para creches começou em Mechelen e, desde então, se expandiu para todas as cinco províncias da região de Flandres.

PRIMEIRA FÁBRICA DE RECICLAGEM DE FRALDAS NO PAÍS

A coleta de fraldas usadas é o primeiro passo crítico para estabelecer um processo de reciclagem de fraldas em larga escala. Juntamente com parceiros de gestão de resíduos dispostos a investir, a Woosh quer montar a primeira fábrica de reciclagem de fraldas na Bélgica. Gradativamente, os resíduos de fraldas serão reciclados em novas matérias-primas, eliminando o processo de recolhimento e incineração. “Queremos passar da incineração para a reciclagem de fraldas o mais rápido possível e estamos trabalhando com vários parceiros, incluindo o governo, para que isso aconteça”, disse Jeff Stubbe, cofundador da Woosh.

 

PASSO POSITIVO PARA REDUZIR O DESPERDÍCIO

“Este projeto contribui para as ambições de tornar a Bélgica e a região de Flandres um centro de reciclagem a nível europeu e global. Além dos resíduos de amianto e plásticos, os resíduos de fraldas são uma prioridade para a região de Flandres”, comentou Stubbe.

A resposta das creches tem sido positiva. “Graças ao serviço da Woosh, sempre temos uma quantidade suficiente de fraldas de qualidade e não precisamos pedir aos pais que tragam suas fraldas. Também é bom poder contribuir, sabendo que nossas fraldas usadas são coletadas com o objetivo de reciclar fraldas descartáveis na Bélgica”, disse Romina, gerente da creche De Engeltjes na cidade de Oudenaarde.

EMISSÕES DE CARBONO

A Ontex colabora com a Woosh e outras empresas de reciclagem para tornar suas fraldas mais recicláveis. A empresa fornece fraldas recicláveis de sua marca de assinatura Little Big Change para a Woosh, que cuida da distribuição. Por meio do projeto, a Ontex também busca reduzir suas emissões de Escopo 3, substituindo a incineração de fraldas usadas pelo reaproveitamento de matéria-prima. A empresa pretende ser neutra em carbono (escopo 1 e 2) até 2030 e reduziu suas emissões de Escopo 1 e 2 em mais de 40% entre 2020 e o ano passado.

Fonte
Ontex
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo