NotíciasPersonal care no mundo

“Novembro Azul”: Essity realiza ações de conscientização no Chile

Por meio da marca TENA®, a empresa está participando ativamente da promoção da campanha e, principalmente, da detecção precoce do câncer de próstata

Durante este mês, acontece a campanha “Novembro Azul”, que tem como foco o cuidado integral à saúde do homem. Nesse sentido, uma das principais ações é a comemoração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece no dia 17 com o objetivo de conscientizar a sociedade acerca dessa doença e informar sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como as possibilidades para o seu tratamento.

Geralmente, o câncer de próstata está associado à incontinência urinária masculina, embora nem sempre seja uma consequência, conforme explica o urologista Hugo Ramírez: “O câncer de próstata, por si só, não é sinônimo de incontinência urinária. Pelo contrário, a cirurgia que é realizada e em que se retira a totalidade deste órgão, pode causar incontinência urinária no pós-operatório”.

No entanto, graças à melhoria contínua dos procedimentos cirúrgicos, segundo o especialista, menos de 10% dos pacientes sofrem de incontinência urinária no pós-operatório. “Os escapes de urina são detectados imediatamente, então não há necessidade de esperar para descobrir se o paciente tem incontinência ou não. Com as novas tecnologias, cerca de 9 em cada 10 pacientes podem se recuperar dessa condição”, comenta o especialista.

Diante desse cenário, a Essity faz esforços constantes para educar e conscientizar as pessoas sobre a incontinência e seus efeitos por meio da marca TENA®, participando ativamente da promoção do Novembro Azul e, principalmente, da detecção precoce do câncer de próstata.

“Na TENA®, não procuramos apenas oferecer tecnologias e apoio para educar sobre a incontinência, mas também temos um forte compromisso em quebrar os tabus em torno desta condição para contribuir para o bem-estar das pessoas. Nesse sentido, queremos consciencializar os homens para a importância da detecção precoce do câncer de próstata, através de diferentes campanhas em espaços públicos e digitais, para que possam aceder o mais rapidamente possível aos tratamentos preventivos”, diz Diego Silva, brand manager da TENA ®.

Para isso, durante o mês de novembro, em parceria com especialistas em saúde e um laboratório, a marca promoverá, no Chile, uma campanha de quatro dias em que os homens poderão fazer exames de sangue (antígeno prostático) gratuitamente em diferentes áreas de Santiago. A ação ocorre entre os dias 13 e 16.

A marca também desenvolveu, em conjunto com diversos profissionais de saúde, um “Risk Check” on-line, uma ferramenta em que as pessoas podem inserir seus dados e histórico familiar para conhecer os fatores de risco para essa doença e o teste de triagem.

DETECÇÃO PRECOCE E QUEBRA DE TABUS

De acordo com Ramírez, cerca de 4 mil chilenos são afetados por câncer de próstata a cada ano, sendo uma das principais causas de morte no país e a segunda decorrente do câncer. “É fundamental tomar medidas para a detecção precoce do câncer de próstata, pois ele não pode ser prevenido, só pode ser detectado a tempo de realizar um tratamento curativo. Quando você chega atrasado, só podem ser feitos tratamentos paliativos”, explica.

Uma de suas principais recomendações é que homens com mais de 40 anos façam anualmente o teste do antígeno prostático. Ele diz que, nos últimos de anos, o número de homens que se submetem a esse exame aumentou exponencialmente, mas ainda é preciso romper tabus e aumentar o acesso à informação.

“Apesar de se tratar de uma doença que afeta os homens, são as mulheres que mais promovem a detecção precoce junto dos seus entes queridos do sexo masculino. Nesse sentido, uma maior educação sobre essas questões é importante, pois essa situação fez com que a detecção dessa doença fosse tardia em nosso país. Mesmo assim, cada vez mais homens estão fazendo consultas médicas especializadas por conta própria. Isso mostra que estamos vivendo uma mudança”, ressalta.

“A educação e o acesso à informação passam a prevalecer e é isso que temos vindo a promover. Falando sobre o assunto, suas implicações e entendendo as necessidades das pessoas, podemos responder com tecnologia e produtos que contribuam para estilos de vida mais saudáveis ​​e dignos”, conclui o brand manager Diego Silva.

Fonte
Ossom
Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo