Nova solução de automação da Voith controla peso da água na seção de formação
A Voith aprimorou o projeto do OnQ FormingSens, otimizando sua vida útil, confiabilidade e facilidade de operação

O OnQ FormingSens já tem um longo histórico de benefícios para fabricantes de diferentes tipos de papel, com seus mais de 100 sistemas instalados em seções de formação no mundo inteiro. Utilizando tecnologia de micro-ondas, esta solução de última geração mede, em tempo real, as variações do peso da água na seção de formação com alta precisão e confiabilidade.
Essas informações permitem aos fabricantes de papel ajustar as configurações para estabilizar o teor seco ao final da seção de formação, de maneira a aproveitar ao máximo a capacidade de desaguamento da seção de prensas. A otimização das configurações também minimiza o desgaste das vestimentas e dos foils cerâmicos.
Outra importante vantagem é a possibilidade de reduzir a intensidade do vácuo e a energia de acionamento na seção de formação – como recentemente ocorreu em um fabricante de papéis-embalagem da Europa Central: ao reduzir seus gastos com energia em cerca de 130.000 euros por ano, o investimento do cliente no sistema OnQ FormingSens se pagará em menos de um ano. Para maximizar a confiabilidade e facilidade de uso da solução, os especialistas da Voith otimizaram ainda mais o seu projeto.
“Além da maior flexibilidade de conexão com os sistemas de controle de processo do cliente, a nova geração do OnQ FormingSens oferece vida útil e estabilidade mecânica significativamente maiores, o que proporciona resultados de medição extremamente precisos”, diz o gerente do projeto Jörg Spindler, gerente de desenvolvimento de atuadores da Voith Paper.
O novo projeto priorizou a construção robusta e de baixa vibração, além de um projeto elétrico simplificado. Entre outras melhorias, os especialistas da Voith reprojetaram o suporte mecânico para permitir que o operador ajuste a profundidade de penetração de fora da máquina, utilizando uma engrenagem mecânica à prova d’água. Já o suporte do sensor pode ser instalado em diversos elementos de desaguamento do próprio former. Comparado com dispositivos de medição portáteis, esta instalação permanente oferece maior segurança ao dispensar o contato direto do operador com as telas formadoras.
A carcaça aprimorada do sensor também garante maior estabilidade no longo prazo. A nova geração do OnQ FormingSens é conectada a uma caixa de terminais instalada próxima ao dispositivo, e pode ser configurada remotamente por especialistas da Voith. Isso permite uma melhor conexão dessa nova solução à infraestrutura existente, como o sistema de controle de processos do cliente.
COMBINAÇÃO COM SISTEMA DE CONTROLE DE DESAGUE ONC.DEWATERING
Utilizando as medições do OnQ FormingSens, a malha de controle da seção de formação pode ser fechada com o sistema de desaguamento automático OnC.Dewatering. Por fim, ao estabilizar o teor seco da folha, o sistema de controle aumenta significativamente a adesão de cada camada em máquinas multicamadas.