Nova marca de fraldas chega à Colômbia
A marca neozelandesa Rascal+ Friends escolheu o mercado colombiano como porta de entrada, embora planeje expandir sua atuação na América do Sul durante o próximo ano

Um novo player está entrando no mercado de fraldas colombiano. A marca neozelandesa Rascal+ Friends escolheu a Colômbia como porta de entrada para a América do Sul, embora planeje expandir sua atuação na região durante o próximo ano, mirando o Chile e o Peru.
De acordo com Daniel Simhon, gerente estratégico da Stilotex, empresa colombiana responsável pela distribuição da marca, a linha tem feito sucesso no México, onde atua há um ano e meio.
Segundo o executivo, o mercado de fraldas na Colômbia ao final de 2021 era dividido, conforme dados da Euromonitor, da seguinte forma: o principal share era a marca Winny (54,6%), seguida por Huggies (17,5%), Pequeñín (14,5%), BabySec (4%), Pampers (1,4%), Baby Dreams (0,5%) e outras marcas próprias (7,4%).
Simhon aponta que a empresa decidiu ingressar na categoria tradicionalmente dominada por três marcas principais após cinco anos de pesquisas. Ele explica que o negócio mudou recentemente com a saída da marca Pequeñín do mercado de fraldas, sendo agora liderado pelos dois primeiros.
“Quando fizemos a análise, descobrimos que há espaço a ser aproveitado em marcas premium com bom preço e bom desempenho. Depois de analisar cerca de dez internacionais, foi escolhida a Rascal+Friends, que tem características muito superiores às marcas que existem na Colômbia”, afirmou o gerente estratégico da Stilotex.
Por se tratar de uma marca muito nova, Daniel explica que a Rascal+Friends é fruto da ideia de um casal de jovens pais da Nova Zelândia, embora apresente vantagens ante as marcas tradicionais em termos de desempenho. Segundo o executivo, o novo produto possui uma retenção 45% maior do que a concorrência premium mais direta, reduzindo o consumo médio de nove fraldas diárias para seis. Além das fraldas, a linha também conta com lenços umedecidos.
A marca tem investido em marketing e na distribuição de amostras para testes, buscando garantir seu espaço no mercado. “É a marca que mais cresce nos Estados Unidos e em menos de dois anos já detém 20% de participação. Num mercado tão competitivo, eles lançaram da mesma forma. E segundo as estatísticas, 97% das mães que experimentam para seus filhos continuam com o produto”, acrescentou Simhon.
Neste momento, a empresa está em negociações para entrar nas farmácias, onde espera estar antes do final do ano, e busca ampliar sua presença em grandes varejistas e lojas de bairro.
VANTAGENS
Daniel Simhon contou, em entrevista ao Portafolio, que “nossa estratégia é ser a marca mais acessível do mercado premium, que é estimado em 1,5% de todo o market share desta linha específica. Esperamos representar 6% dessa linha, principalmente pelo seu melhor desempenho e melhores preços”.
Em relação ao aspecto de melhores preços, estima-se que o preço médio seja cerca de 16% mais barato que o da marca mais reconhecida na Colômbia, com a vantagem de o produto oferecer maior durabilidade e aproveitamento.
Para isso, a Rascal+Friends estabeleceu metas ambiciosas. A marca espera vender US$ 1 bilhão de agosto a dezembro, o que representa a venda de cerca de 30 mil unidades de fraldas. Além disso, o gerente estratégico projeta que este novo player conseguirá atingir uma participação de 20% em dez anos.
VOLTADO PARA A GERAÇÃO MILLENNIALS
Na Colômbia, mais de 240 mil bebês nasceram no ano passado, com pais entre 25 e 39 anos, que buscam novas soluções e com alto desempenho para seus filhos. Estima-se que 77% das mães millennials desejam usar marcas diferentes das usadas por seus pais.
Para Simhon, isto acontece porque este tipo de consumidor acredita que as empresas detentoras de grandes marcas, por serem tão pesadas nas suas estruturas, têm dificuldade em inovar nos seus produtos e garantir que são amigas do meio ambiente.
O executivo reforça que as fraldas Rascal+Friends são ecológicas porque não contêm substâncias tóxicas, não foram testadas em animais e os lenços são biodegradáveis.