CeluloseNotícias

Navigator inaugura nova caldeira de biomassa

Equipamento possibilitará reduzir as emissões de dióxido de carbono fóssil em cerca de 150 mil a 200 mil toneladas anuais

A The Navigator Company inaugurou, recentemente, uma nova caldeira de biomassa no complexo industrial da Figueira da Foz, que possibilitará reduzir as emissões de dióxido de carbono fóssil em cerca de 150 mil a 200 mil toneladas anuais – valor que corresponde a 30% das emissões do grupo já em 2021.

O investimento integra a estratégia de descarbonização da Navigator que, em 2019, decidiu antecipar as metas europeias e propor, para o ano de 2035, alcançar a neutralidade de carbono em todos os seus complexos industriais e uma redução de 86% em suas emissões de CO2. Trata-se da primeira empresa portuguesa, e uma das primeiras a nível mundial, a definir essa meta.

Para cumprir esse objetivo, a Navigator fará um investimento total de 154 milhões de euros. 55 milhões de euros – cerca de 35% do valor –, já foram aplicados desde que a companhia portuguesa se comprometeu com a causa.

 

A nova caldeira permitirá a geração de energia térmica a partir da biomassa residual florestal para os processos produtivos da empresa, assegurando eficiências muito mais elevadas na geração da energia (co-geração). O novo equipamento terá maior capacidade e um desempenho ambiental muito mais exigente.

No funcionamento da nova estrutura, serão utilizadas aproximadamente 400 mil toneladas de biomassa. Metade dessa quantia é composta por resíduos provenientes do descascamento interno da madeira do eucalipto (casca e serrim), aos quais se somam 200 mil toneladas de biomassas residuais florestais adquiridas no exterior, decorrentes das operações de gestão florestal e de limpeza de áreas rurais.

A fábrica da Figueira da Foz será a primeira do Grupo Navigator a contar com energia elétrica produzida 100% a partir de fontes renováveis.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo