Mili aumenta volume de vendas em 29% no primeiro semestre
A empresa vem apostando na presença nos canais digitais e na participação de eventos para ampliar o relacionamento com o consumidor

Maior fabricante 100% brasileira de papel tissue, a paranaense Mili consolidou, no primeiro semestre de 2022, os bons resultados que obteve no início do ano. Dados internos da companhia mostram que, apesar das altas nos insumos, sobretudo a celulose, houve crescimento de 21% no volume de produtos entregues pela indústria aos pontos de venda entre janeiro e junho deste ano em relação ao mesmo período de 2021. As vendas tiveram um aumento ainda mais expressivo, de 29%.
A gerente de marketing e trade da Mili, Renata Maciel, destaca que, cada vez mais, a empresa vem deixando de ser reconhecida apenas como uma fabricante de papéis higiênicos folha simples – segmento no qual é líder nacional de vendas – para se tornar um player relevante no mercado de papel tissue como um todo, bem como no setor de cuidados pessoais.
“O que tem puxado muito esse volume tem sido as fraldas adultas, que cresceram 118%. As toalhas umedecidas, muito usadas na limpeza dos bebês, cresceram 65% em volume. O papel higiênico folha tripla, lançamento deste ano que só foi possível após a aquisição de equipamentos específicos para esse tipo de produto, cresceu quase 50% em volume nos pontos de venda”, disse a executiva.
PRESENÇA NO DIGITAL AMPLIA PRODUÇÃO
A presença da Mili nos canais digitais também vem crescendo e trazendo importantes resultados para a empresa. De acordo com Renata, o canal Mili Mulher, que, além de apresentar produtos, também traz conteúdos voltados à saúde e cuidados femininos, auxiliou a marca a consolidar um crescimento de mais de 160% nesse meio – o que já vem impactando nas linhas de produção da empresa, principalmente as de cuidados femininos.
“Nossa linha de produção de absorventes já está funcionando direto em três turnos. Para se ter uma ideia, nosso pessoal do marketing até sugeriu que nós déssemos um período maior entre as postagens sobre absorventes porque a demanda estava maior do que a nossa capacidade de produção. Em 2021, esse era um setor que apresentava até uma certa ociosidade na linha de produção. Agora, estamos esperando a chegada de uma nova máquina que foi adquirida para poder dar conta do aumento na demanda por esse produto”, comentou, salientando que o foco dos canais digitais da Mili são as mulheres, já que na maioria dos lares, elas detêm a decisão final de compra.
“Hoje, a gente entende que o canal digital é o meio mais rápido para se comunicar com o nosso consumidor final. Eu posso afirmar que 98% são mulheres de 20 a 50 anos, que são as decisoras. Quando elas não podem, por qualquer motivo, ir aos pontos de venda, elas geralmente mandam a listinha de compras já com a marca”, avaliou.
Essa mudança de percepção, diz a executiva, é fruto de uma ação contínua dentro da Mili, que, além de investimentos em equipamentos especializados na fabricação de produtos premium, como guardanapos e papéis higiênicos de folha tripla, inclui o reposicionamento da marca e a renovação do portfólio – hoje, são 125 tipos diferentes de produtos nas linhas de fabricação. Esta estratégia vem sendo intensificada pela companhia nos últimos 14 meses.
PARTICIPAÇÃO EM EVENTOS E APROXIMAÇÃO DO CONSUMIDOR
Apesar de todas as estratégias internas, Renata ressalta que é sempre preciso levar em conta a aproximação da indústria com o consumidor, por meio de eventos e feiras, como a Apas e a Mercosuper, realizadas neste ano. Com esta última, por exemplo, a Mili conseguiu aumentar seu mix de produtos junto aos mesmos supermercados com quem já negociava anteriormente.
“Se um supermercado só colocava nossos guardanapos e papéis higiênicos à venda para o consumidor final, agora ele está com absorvente, toalhas de papel, hastes flexíveis de algodão. Esse movimento nos permitiu ter uma presença maior no ponto de venda sem um aumento considerável na logística de transporte, porque os caminhões continuam indo para os mesmos locais, só que com uma carga um pouco maior. O cliente que só via a Mili na parte de papéis higiênicos agora encontra nossa marca de forma muito mais impactante nos pontos de venda. Todo esse crescimento que nós registramos foi nesse sentido”, finalizou.