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Mídias Sociais – uma ferramenta poderosa para todos os setores da indústria Tissue

midias sociais

Para Tweetar ou não tweetar? – que é a pergunta que cada empresa tem de enfrentar em algum momento. Embora muitos líderes empresariais estão relutantes em estabelecer uma presença na mídia social, o fato da questão, é que é onde todos os seus clientes estão. As PME e empresas maiores que ainda não estão nas redes sociais precisam chegar rápido.

As estatísticas de mídia social mostram que um quarto de todos os usuários de internet visitam a plataforma de vídeo do YouTube todos os dias, classificando-o como o terceiro site mais visitado do mundo.

A gigante Facebook conseguiu o segundo lugar, perdendo o primeiro lugar para motor de pesquisas Google. Com dois dos sites mais visitados no mundo, sendo plataformas de mídia social e o outro, um lugar para os clientes encontrarem outros canais de comunicação, é hora de todas as empresas – independentemente do tamanho – tratarem o assunto com mais relevância.

Mas como é que você vai ser encontrado? Como você escolhe o canal para ter uma presença boa, como você deve gerenciar seus canais de mídia social, quando eles estão funcionando e existem armadilhas potenciais que você precisa estar ciente delas?

A primeira coisa que você precisa para considerar quando você tomou a decisão de estabelecer uma presença na mídia social é como você vai usá-la. O encanto da internet, é que com relativo baixo investimento proporcionalmente ao alcance de pessoas, sua empresa poderá ganhar destaque em pouco tempo, se for elaborada uma boa campanha.

As redes sociais dão-lhe um canal direto através do qual você pode conversar com seus clientes e ainda, o mais importante: ouvi-los e entender com o que eles se preocupam.

Sites como Twitter  e Facebook, são um exemplo, de que, quando bem monitorados, demonstram compromisso de sua empresa com o consumidor. Se as respostas são rápidas, e se há conteúdo novo com certa frequência, os internautas são levados automaticamente a procurar pela sua página, como meio de obter mais informações, seja de seus produtos, serviços, ou uma simples postagem aleatória.

As mídias também podem lhe fazer ganhar exposição de negócios e aumentar o tráfego de seu site, bem como, gerir uma boa reputação, entre os clientes e potencias clientes.

São vários canais e plataformas disponíveis hoje para se entrar nas mídias sociais, mas primeiro é necessário saber por onde começar. Você deve ter em vista que é melhor uma presença ativa em duas plataformas, por exemplo, para que você possa fazê-la bem, ao contrário de ter várias plataformas, mas ser incapaz de semear conteúdo diferente a todos elas.

Cada canal de mídia social oferece diferentes benefícios e potencialmente diferentes, dependendo do consumidor.

O Twitter é uma comumente usada como a plataforma de escolha para as empresas que oferecem o serviço ao cliente e suporte, uma vez que permite a comunicação fácil, bidirecional em tempo real.

A plataforma de vídeo YouTube é um bom lugar para abrigar anúncios de televisão e outras campanhas de vídeo. E então você tem plataformas como Vine, Snapchat e WhatsApp, que estão ganhando popularidade com marcas progressivas que estão experimentando com a colocação de conteúdo, especialmente aqueles que desejam atrair um público mais jovem, mas este é o mais ideal para as marcas maiores, em oposição às PME.

Seja qual for o canal, ou canais, que você finalmente optar, é extremamente

Você não pode simplesmente lançar e deixar, um canal que é, obviamente, mal atualizado, pode trazer mais danos à sua marca do que ajudá-la. O marketing digital e as mídias sociais são especialmente ativos os 365 dias do ano.

Ao estabelecer uma presença em uma plataforma transparente como as redes sociais, você também corre o risco de abrir-se a maiores níveis de crítica, com os consumidores capazes de se comunicar diretamente com você e outros usuários da mídia, que podem ver esta interação ocorrendo online.

“A mídia social é uma plataforma aberta”, diz o porta-voz da marca Kleenex. “Você não pode controlar o que as pessoas vão dizer e você tem que estar preparado e com um plano de comunicação na ponta da agulha.”

Algumas marcas de Tissue que estão presentes nas mídias sociais:

Mili

mili

A Mili, conhecida fabricante de Tissue no Brasil, mantem basicamente em atividade constante, a atualização de sua página oficial no facebook, um canal no Youtube e uma conta no microblog twitter.

Confira abaixo um release da empresa, enviado à imprensa, na ocasião do lançamento das plataformas:

A Mili, uma das maiores empresas brasileiras dos segmentos de higiene e limpeza, está oficialmente no Facebook, Twitter e YouTube. A intenção é fazer com que a marca se aproxime ainda mais dos clientes e funcionários. “Queremos oferecer um conteúdo com informações diferenciadas para os usuários destas mídias”, comenta Cinthia Micheletto, Gestora de Marketing da empresa. Os projetos foram desenvolvidos pela TIF. Quem quiser pode seguir os conteúdos da empresa nos endereços: http://bit.ly/facemili ,www.youtube.com/user/CanalMili/ e twitter.com/Mili_Brasil

Kimberly-Clark

kimberly-clark

A multinacional detentora de marcas conhecidas no Brasil e no mundo, tem campanhas bem pontuais nas mídias sociais, e também por seus outros canais de comunicação online.

Seu mais recente feito na internet foi referente a campanha “Banheiros Espetaculares”, onde foram avaliados banheiros de locais públicos em São Paulo, e posteriormente, colocados na internet, abertos a votação. Grande parte dos votos, são oriundos das redes sociais, onde os compartilhamentos são vistos por muitas pessoas ao mesmo tempo.

banheiros

Várias outras marcas da companhia também tem suas redes e estratégias dedicadas.

Embora não haja ainda muita ação relacionada a isso, por parte até de grandes companhias de Tissue brasileiras, o que pode ser perigoso nos dias atuais, pois o primeiro contato do consumidor com a empresa, é feito através da internet, e uma boa relação com as mídias sociais é extremamente essencial.

Já no caso de PMEs, já se sabe que elas não dispõem nem de equipes focadas no assunto nem de investimentos exclusivos, e também de uma certa relutância em aderir ao marketing digital, por falta de conhecimento.

É importante ressaltar que o uso das mídias sociais pode favorecer a empresa em diversos aspectos, mas é extremamente importante que a empresa entenda como isso funciona, para iniciar suas atividades sem cometer falhas.

Tissue World Magazine; sandraturchi.