fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online
Banner Incape Portal Tissue Online


Notícias Tissue no Brasil

Mercado de papéis tissue tem apresentado crescimento há 14 anos

Toalhas de papel têm muito espaço para expandir no mercado brasileiro

papel_higienico_rep

As vendas de papeis tissue apresentou crescimento de vendas de 146% no mercado brasileiro entre os anos de 2000 a 2014. A categoria abrange os papéis higiênicos, toalhas de papel e guardanapos. De acordo com dados da Indústria Brasileira de Árvores, instituição que representa o setor produtivo de papeis, o consumo nacional registrado em 2014 atingiu a marca de 1.115 milhão de toneladas. Em 2000 as vendas alcançaram cerca de 458 mil toneladas.

“Os estados do Nordeste e Norte do país aumentaram fortemente o consumo de papéis sanitários nos últimos anos e por isso as indústrias tiveram também que aumentar a produção para atender o mercado”, explica João Ferreira Dias Filho, presidente da Sepac, uma das maiores indústrias nacionais do ramo.

Segundo João Ferreira Dias Filho, o mercado nacional continua com grande potencial de crescimento neste segmento. Itens como as toalhas de papel ainda são pouco utilizadas no Brasil. “Nos EUA estas toalhas multiuso substituem panos de louça e também são empregadas em diversas utilizações na limpeza”, explica. Ainda de acordo com João Ferreira Dias Filho, em outros países até o tamanho das tolhas de papel é diferente do que temos atualmente no Brasil. “No exterior, a toalha tem o dobro da largura se compararmos com a utilizada aqui”, compara.

De acordo com João Ferreira Dias Filho , há diversos estudos que mostram que os panos acabam servindo como disseminadores de bactérias, o que não ocorre com as toalhas de papel, por serem descartáveis. “Além disso, as toalhas multiuso têm grande absorção e são fabricadas com rígido controle bacteriológico”, explica.

João Ferreira Dias Filho exemplifica alguns usos nos quais a toalha de papel apresenta diferenciais visíveis, como por exemplo na limpeza de vidros e espelhos. “Nessas superfícies elas não deixam vestígios. Na limpeza da gordura, sua vantagem é não ter que lava-la após a utilização”, ressalta. “Quando usamos um pano, a simples limpeza deste consumirá alguns litros de água e também de uma quantidade de detergente”, pondera.

segs.com.br