NotíciasTissue no Brasil

Melhoria contínua por meio da automação e digitalização

Na Valmet, tudo começa com os benefícios para o cliente

As aplicações de automação e de Internet Industrial aumentam a confiabilidade e o desempenho do processo. Criar tecnologia e know-how com foco nos benefícios do cliente é a base de desenvolvimento do sistema de automação da Valmet. A combinação perfeita de automação e Internet Industrial está construindo o caminho para fábricas autônomas.

Nas últimas cinco décadas, a Valmet está na vanguarda do desenvolvimento de sistemas de automação digital. A empresa lançou seu primeiro sistema de controle descentralizado, Damatic, em 1979.

“A Valmet trabalha com controle de processo totalmente digital há muito tempo. Ajudou os clientes a fazer as coisas com mais eficiência”, diz o presidente da linha de negócios de automação, Sami Riekkola, da Valmet.

A megatendência global de sustentabilidade está cada vez mais no centro das operações dos clientes. Portanto, a melhoria do desempenho costuma ser motivada pela necessidade de diminuir as emissões e usar as matérias-primas de maneira mais eficaz. A mudança nas necessidades dos clientes aumenta a demanda por automação e digitalização, pois novas tecnologias podem melhorar o desempenho em várias áreas diferentes.

SERVIÇOS SÃO CADA VEZ MAIS A SOLUÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PRODUÇÃO

Kari Huovila, chefe da Unidade de Negócios de Serviços de Automação da Valmet, diz que a maioria dos projetos de automação começa com o mapeamento dos problemas junto com o cliente. Depois disso, pode-se começar a trabalhar para definir que tipo de tecnologia é necessária.

Além de sistemas de controle distribuído e aplicações de automação específicos do setor, a oferta de automação da Valmet inclui sistemas de gerenciamento de qualidade, bem como analisadores e transmissores, várias aplicações de Internet Industrial e serviços de automação.

“Em vez de apenas tecnologia, estamos fornecendo cada vez mais serviços ligados à performance e aos benefícios para os clientes. Por exemplo, uma fábrica de papel não irá mais apenas comprar um dispositivo para medir as propriedades das fibras. Em vez disso, o cliente irá adquirir um serviço para atingir o nível de qualidade desejado”, comenta Huovila.

O cerne da oferta de automação da Valmet, o sistema de Automação Valmet DNA, foi apresentado ao mercado no início do milênio e está em constante desenvolvimento.

“Nossa tecnologia é desenvolvida de forma a permitir a manutenção e atualização dos sistemas do cliente mesmo décadas depois. O cliente pode confiar que novas aplicações sempre poderão ser conectadas ao sistema existente”, afirma Huovila.

Um bom exemplo disso é a interface de usuário do Valmet DNA, que é uma das primeiras interfaces de usuário baseadas na web do mercado. A aplicação possibilita o uso do sistema de automação também fora da sala de controle, e com ela os sistemas fornecidos anteriormente podem ser atualizados, trazendo rapidamente ao cliente os benefícios da operação com base em um browser.

A INTERNET INDUSTRIAL AGREGA VALOR ALÉM DA CADEIA DE VALOR

No esquema convencional, a automação consiste em ilhas independentes que têm apenas conexões externas limitadas. Hoje, a Internet Industrial pode conectar os sistemas facilmente. “Estamos testemunhando um avanço tecnológico no qual a rede interna de sistemas se estende com segurança pela Internet em soluções de IoT que conectam diferentes sistemas e dispositivos. Isso requer ações como responder a todas as ameaças à segurança da informação, que é uma área-chave de nosso trabalho constante de desenvolvimento”, explica o vice-presidente de P&D, Jukka Ylijoki.

A Valmet é uma das poucas empresas que são capazes de fornecer aos principais setores nos quais o desenvolvimento do desempenho da planta de produção baseado em dados é possível combinando perfeitamente a tecnologia de processo digital, dispositivos de medição e automação de processo de uma mesma empresa. “Por exemplo, atualmente estamos realizando a otimização da qualidade em toda a cadeia de valor do cliente – da fibra ao produto final”, observa Jari Almi, vice-presidente de Internet Industrial da Valmet.

RUMO A FÁBRICAS AUTÔNOMAS POR MEIO DA DIGITALIZAÇÃO

Aplicações e serviços baseados na Internet Industrial (IoT) com os quais a Valmet melhora a confiabilidade e a performance dos processos dos clientes estão entre as áreas de crescimento significativo da empresa.

“Nossos serviços incluem aspectos como análises de dados, monitoramento on-line, diagnósticos antecipatórios e planejamento de manutenção em tempo hábil”, complementa Jari Almi.

Os clientes podem usar o portal do cliente da Valmet para fins como cooperação com os especialistas do centro de serviços remotos da Valmet, usando aplicações de Internet Industrial e lendo relatórios de desempenho.

Jari Almi diz que as soluções de IoT estão pavimentando o caminho para fábricas automatizadas e autônomas. Isso permite que os clientes obtenham processos de produção mais eficientes em plantas como fábricas de celulose.

“De forma simplificada, uma fábrica autônoma significa que o processo é iniciado com o toque de um botão. Depois disso, a produção é monitorada e controlada automaticamente por meios como a Internet Industrial e inteligência artificial”, define Almi.

A OTIMIZAÇÃO DO DESEMPENHO REQUER CONHECIMENTO MULTIDISCIPLINAR

Quando o desempenho de uma fábrica ou planta está sendo otimizado, há uma infinidade de fatores a serem levados em consideração. Alta disponibilidade, eficiência energética, otimização da quantidade de matéria-prima utilizada, controle de qualidade – cada um requer know-how específico. Otimizar a manutenção diária e o gerenciamento do ciclo de vida de longo prazo de uma maneira que também leve em consideração as mudanças e o desenvolvimento das necessidades de negócios costuma ser um quebra-cabeça desafiador.

Kari Huovila diz que os clientes em diferentes setores compartilham um desejo: que a experiência esteja disponível rapidamente e por perto, quando necessário. “Nossa rede de serviços cobre as áreas de mercado mais importantes. Nossos especialistas locais estão próximos e conhecem bem o negócio do cliente”.

A Valmet forneceu quase 5.000 sistemas de automação e mais de 100.000 analisadores e medições em todo o mundo. Os equipamentos e serviços têm uma forte posição de mercado, principalmente na indústria de celulose, papel e energia, mas a empresa também possui clientes em outras áreas da indústria de processos. Além disso, a tecnologia de automação da empresa é utilizada em centenas de navios de cruzeiro e de carga. “Podemos fornecer aos nossos clientes valor adicional em muitos setores. Nosso sistema se adaptar facilmente às diferentes aplicações dos clientes, desde fábricas de celulose até navios de cruzeiros”, declara o presidente da divisão de Automação, Sami Riekkola.

“Também oferecemos aos clientes acesso ao know-how de todo o Grupo Valmet, criando uma sinergia significativa. É uma grande vantagem que, além da automação, tenhamos amplo know-how e conhecimento interno do processo industrial”, continua Riekkola. Ele afirma que a meta ambiciosa da Valmet é também encontrar crescimento fora de seus fortes setores atuais. “Ultimamente, temos automatizado sites como fábricas de produtos químicos para baterias com tecnologia de ponta”, conclui.

SOBRE A VALMET

A Valmet é a fornecedora líder mundial de tecnologia, serviços e automação para as indústrias de celulose, papel e energia. A empresa oferece aos seus clientes soluções de automação avançadas, desde sistemas que abrangem a produção em sua totalidade até medições individuais em diferentes setores.

A Valmet tem mais de 200 anos de história industrial. Em todo o mundo, a empresa finlandesa possui mais de 14 mil colaboradores diretos e, em 2019, as vendas líquidas foram de aproximadamente 3,5 bilhões de euros. A sede está localizada em Espoo, na Finlândia, e suas ações estão listadas na Nasdaq Helsinki. Na América do Sul, as unidades estão localizadas em Araucária (PR), Sorocaba (SP), Belo Horizonte (MG), Imperatriz (MA) e Concepción, no Chile.

Mais informações: www.valmet.com.br/automacao

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo