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Marcas próprias já representam 7% das vendas no varejo, afirma executivo durante o PL Connection

Especialista afirma que branding não é apenas sobre criar um nome e uma identidade visual, mas sobre como essa marca se comporta

Com foco no branding para o crescimento das marcas próprias, na semana passada, durante o PL Connection 2024, principal evento totalmente dedicado ao private label da América Latina, promovido pela Francal e pela Amicci – referência no desenvolvimento de marcas próprias na América Latina, Marcelo Bicudo, CEO da Design Bridge, ressaltou o crescimento exponencial do setor de marcas próprias, que já representa entre 5% e 7% das vendas em segmentos como o de materiais de construção, com potencial de expansão para muitos outros mercados. No entanto, para que uma marca própria se destaque, Bicudo explicou que é essencial desenvolver uma estratégia de branding que vá além do produto em si, estabelecendo uma conexão emocional e de confiança com o consumidor.

Branding não é apenas sobre criar um nome e uma identidade visual, mas sim sobre como essa marca se comporta, comunica e se posiciona no mercado. É a criação de uma narrativa coerente e convincente que engaja tanto o consumidor final quanto os parceiros comerciais”, destacou Bicudo na palestra “Branding Estratégico: construindo marcas próprias de sucesso”.

A principal mensagem de Bicudo foi a necessidade de diferenciação em um mercado saturado. O executivo destacou que, para uma marca própria ser bem-sucedida, ela deve oferecer uma proposta de valor única, seja por meio da inovação, da qualidade ou do preço. Entretanto, a consistência é igualmente importante.

“A marca precisa ser reconhecível em todos os pontos de contato com o consumidor, desde o produto na prateleira até as campanhas de marketing. Essa coerência cria familiaridade e confiança, elementos-chave para a fidelização”, afirmou.

Bicudo também falou sobre o potencial das marcas próprias em setores como alimentos, bebidas e materiais de construção, que estão experimentando um aumento na aceitação de produtos com marca própria.

“O consumidor moderno está mais aberto a testar novas marcas, desde que elas transmitam segurança e qualidade”, explicou. Ele acrescentou que essa mudança de mentalidade do consumidor cria uma grande oportunidade para as empresas se destacarem com suas próprias linhas de produtos.

Embora o mercado de marcas próprias esteja em franca expansão, Bicudo não deixou de apontar os desafios enfrentados pelas empresas. A competitividade acirrada e a necessidade de inovar constantemente foram destacadas como pontos críticos.

“Criar uma marca própria de sucesso requer mais do que simplesmente colocar o nome de uma empresa em um produto. É necessário um planejamento cuidadoso, uma execução impecável e, acima de tudo, um compromisso com a qualidade e a satisfação do consumidor”, enfatizou.

Fonte
PL Connection
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