fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online
Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online


Notícias Tissue no Mundo

Mais bioplástico, menos plástico: O mundo do Mater-Bi

Mais reciclagem, menos desperdícios, mais educação ambiental, menos poluição, mais projetos de desenvolvimento sustentável, menos desperdício de dinheiro… uma equação de palavras que dá como resultado um futuro melhor, não comprometido.

MATER_b_HOME

Falar de poluição ambiental tornou-se habitual assim como falar sobre as condições meteorológicas, a verdadeira dificuldade está em encontrar soluções concretas e tecnologicamente adequadas que possam diminuir o efeito poluidor do nosso modo de viver. O problema da eliminação dos resíduos é uma parte relevante da poluição ambiental. Estamos cercados por produtos descartáveis que continuam a crescer descontroladamente.A coleta seletiva é definitivamente uma ferramenta valiosa para a gestão do problema “resíduos”, mas também é preciso encontrar soluções tecnológicas para um desenvolvimento sustentável, ou seja, para um crescimento da atividade econômica, que tem como objetivo a proteção do meio ambiente.
Mater-Bi® responde ao problema dos resíduos desse últimos anos e é definitivamente um projeto de desenvolvimento sustentável bem-sucedido. Com esse termo entende-se por uma família inovadora de bioplásticos, que utiliza componentes vegetais, tais como o amido de milho e polímeros biodegradáveis obtidos a partir de matérias-primas de fontes renováveis e fósseis.

MATER-BI® É UMA MARCA PATENTEADA PELA NOVAMONT, HISTÓRICA EMPRESA QUÍMICA ITALIANA. Os campos de aplicação são muitos, da embalagem ao GDO, da higiene à agricultura.Os diferentes tipos de Mater-Bi® têm características muito semelhantes às do plástico, se não mesmo superiores, mas ao mesmo tempo são biodegradáveis e compostáveis. Podem ser reciclados junto com o lixo orgânico, evitando-se a separação do conteúdo. Desta forma, otimizam a coleta seletiva de resíduos e reduzem o impacto ambiental. Originalmente na forma de grânulos, o produto é processado com as mesmas tecnologias de processamento com o qual se tratam os materiais plásticos tradicionais. Se produzem diversas linhas de biopolímeros, dependendo das diferentes tecnologias de processamento. De fato, o Mater-Bi® é extremamente flexível e permite uma produção personalizada de acordo com os diferentes usos e diferentes necessidades dos clientes.

FUNDADA EM 1990, A PRODUÇÃO DO MATER-BI®, COM 4.000 TONELADAS ANO, dobrou em 1997 e quadruplicou em 2001. Hoje, a fábrica de Terni é capaz de produzir 60.000 toneladas de Mater-Bi®.Muitas empresas usam produtos produzidos na Mater-Bi®. Um excelente exemplo é a Grom, empresa piemontesa que produz sorvete artesanal. Conhecida pela busca das melhores matérias-primas para a produção de sorvete, Grom fez da filosofia da utilização de produtos naturais um dos seus pontos de força. Nos últimos anos, tem trabalhado com a Novamont para reduzir o “impacto ambiental” do consumo de sorvete artesanal. Desta fecunda colaboração a Terra resulta a grande vencedora porque se evitam desperdícios inúteis típicos do consumo de sorvetes (copos, colheres e palitos). Falando de números, utilizando o Mater-Bi®, a Grom evita a cada ano de deixar na Terra 12 milhões de resíduos de plástico, utilizando apenas amido de milho, trigo e batata!

MESMO O SETOR DO TISSUE NÃO ESTÁ PARADO, mas sim entra de protagonista no mundo do Mater-Bi®. Já em 1997, a Cartiera Lucchese, hoje Grupo Lucart, introduziu EcoLucart, uma linha de produtos tissue embalados com filme Mater-Bi®. Existem muitos outros exemplos de empresas que colaboram com a Novamont e optam pelo Mater-Bi® por estar alinhado com as necessidades do mercado e, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente!As matérias-primas de origem agrícola que formam o Mater-Bi® voltam à terra por meio de processos de biodegradação e de compostagem sem a emissão de poluentes. Desta forma, o ambiente limpo se torna o meio para o desenvolvimento de novos sistemas econômicos. *

Perini Journal