NotíciasTissue no Mundo

Lucros da The Navigator caem 25% em 2019

A The Navigator alcançou um resultado líquido de 168,3 milhões de euros em 2019, contra 225,1 milhões de euros em 2018, o que corresponde a uma queda de 25,2%. A empresa justifica a queda nos resultados devido à “forte queda dos preços de celulose e redução da procura de celulose e de papel”.

Em comunicado, a companhia afirma que 2019 foi um “ano marcado por um enquadramento de mercado adverso”, acrescentando que as receitas estagnaram durante o ano.
Os lucros caíram mais do que o esperado pelos analistas, que segundo dados da Bloomberg, apontavam para resultados líquidos de 188,8 milhões de euros.

Segundo a Navigator, foi possível manter o volume de negócios de 2018 devido ao “crescimento do volume de vendas de celulose e de tissue”, que atenuaram “a redução de preços de celulose e volume de papel”.

Lucros da The Navigator caem em 2019
Foto: Divulgação

A produção de celulose baixou 1,8% para 1.426 mil toneladas (1,8% abaixo da produção em 2018) e o valor médio do índice que mede os preços do material caiu 17,7% para 855 dólares por tonelada.

Já no papel, as vendas baixaram 4,4% em volume para 1.447 mil toneladas e 4% em valor para 1.198 milhões de euros.

Com as vendas estagnadas e o Ebitda (Lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização) baixando, a margem da Navigator baixou para 22% no ano passado, ficando cinco pontos percentuais abaixo do registro de 2018 (27%).

Considerando apenas o quarto trimestre, a redução foi ainda mais acentuada nos lucros (61,1% para 20,8 milhões de euros) e no Ebitda (37,3% para 71,8 milhões de euros).
A Navigator chegou a dezembro com uma dívida líquida de 715 milhões de euros, o que representa um aumento de 32 milhões de euros em comparação a 2018, fato que a empresa explica com o pagamento de 200 milhões de euros em dividendos e o gasto de 18 milhões de euros na aquisição de ações próprias.

Lucros da The Navigator caem em 2019
EVOLUÇÃO POSITIVA AO LONGO DO ANO

Com relação às perspectivas para este ano, a Navigator afirma que “2020 inicia-se com um nível de preços de celulose bastante modesto”, e estima que as “condições de mercado evoluam de forma positiva ao longo do ano, e que se verifique uma ligeira melhoria nas taxas de utilização de capacidade da indústria”.

Também para este ano, a Navigator anunciou a implementação de “um novo plano de otimização de custos e de eficiência operacional, envolvendo a globalidade da organização e as suas atividades”. No comunicado, afirma que esse novo plano visa a uma revisão mais profunda da estrutura organizacional e dos seus custos fixos e variáveis e deverá traduzir-se numa redução adicional e expressiva dos custos do grupo, com implantação no decorrer do segundo semestre de 2020 e ao longo de 2021.

LEIA TAMBÉM:

Mostrar mais
Botão Voltar ao topo
Baixe nosso e-book!

Conheça OS PRINCIPAIS fabricantes de papel tissue do Brasil e suas capacidades produtivas.

Este levantamento apresenta os principais fabricantes de papel tissue no Brasil em ranking definido por capacidade produtiva instalada.