Notícias Tissue no Mundo

The Navigator investirá 158 milhões para reduzir emissão de CO2

A The Navigator Company, vai investir 158 milhões de euros até 2035 para atingir ainda nesse ano a neutralidade carbónica!

Segundo a The Navigator, a empresa “é a primeira portuguesa e uma das primeiras a nível mundial que assume o compromisso de antecipar em 15 anos, a neutralidade carbónica”.

Tal desígnio permite-lhe ter, até 2035, “todos os complexos industriais neutros em emissões de carbono”, implicando um investimento de 158 milhões de euros.

A União Europeia fixou como objetivo uma Europa neutra em emissões de CO2, no ano de 2050. O governo português subscreveu tal compromisso mas a companhia “adotou uma estratégia mais ambiciosa”, antecipando em 15 anos as metas fixadas.

Para isso, a companhia criou o seu próprio roteiro para a neutralidade carbónica, traçando “um conjunto ambicioso de investimentos em energias renováveis e novas tecnologias para reduzir as emissões de CO2 e a plantação de floresta de modo a realizar a compensação das emissões não passíveis de eliminação”.

Numa mensagem enviada aos participantes no Fórum, o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, saudou “a vossa dedicação ao tema da emergência climática”, sublinhando que para vencer “essa ameaça à nossa existência” é essencial “a participação ativa do setor empresarial”.

As florestas sob gestão da The Navigator em Portugal têm um stock de carbono, excluindo o carbono no solo, equivalente a 5,4 milhões de toneladas de CO2. É uma cifra equivalente às emissões que seriam geradas por 1,5 milhões de carros a percorrer uma distância equivalente ao perímetro do planeta.

A empresa “tem nas suas áreas de proteção da natureza (cerca de 11 mil hectares, mais de 10% da área total) protege um total de 235 espécies de fauna e 740 espécies de flora, um número de espécies protegidas que tem vindo a aumentar, contrariando a tendência mundial em que o número de espécies protegidas está a diminuir”.

O Fórum de Sustentabilidade reúne duas vezes por ano. É uma iniciativa que visa potenciar a colaboração entre empresa, organizações e personalidades que da sua esfera de atuação, abarcando universidades, clientes e fornecedores. Até agora, realizaram-se oito sessões que contaram com mais de 600 participantes.

A The Navigator Company é uma produtora integrada de florestas, papel tissue e energia, com uma receita consolidada de 1,6 mil milhões de euros. É a terceira maior exportadora portuguesa, vende para 130 países e representa 2,4% das exportações de bens.