KadantNotíciasTissue no Brasil

Limpeza e condicionamento de telas formadoras para máquinas tissue

Aumente a eficiência da máquina e melhore a higiene e o perfil de umidade

Manter as telas formadoras limpas e livres de contaminantes é um desafio constante para os fabricantes de tissue. Os contaminantes são provenientes normalmente da matéria-prima, aparas e/ou celulose, e durante o processo de formação, ocupam os espaços vazios entre os fios da tela formadora ou até mesmo se prendem entre eles, impactando negativamente na qualidade e produtividade da máquina.

Entre os problemas mais frequentes, estão:

  • Furos e/ou pintas na folha;
  • Variação de perfil de umidade da folha;
  • Quebras de folha;
  • Redução da permeabilidade da tela e consequentemente vida útil;
  • Aumento do consumo de vapor (Yankee) e gás (Capota);
  • Consumo de produtos químicos;
  • Queda na disponibilidade de máquina parada.

Buscando evitar os problemas citados acima e contribuir com um processo mais eficiente e produto de melhor qualidade, chuveiros de condicionamento e limpeza da tela formadora são essenciais, sendo necessários diferentes modelos para cada função e posição da tela, conforme descritos com mais detalhes abaixo:

 

Sistema de Limpeza de Tela Formadora – M-Clean

O sistema de limpeza da tela de formadora tipo M-Clean atua transversalmente ao longo da máquina tissue. Jatos de alta pressão de água são aplicados com o objetivo de transmitir energia suficiente para remover contaminantes que estão aderidos aos fios da tela. O sistema de limpeza de tela formadora M-Clean é uma ferramenta eficiente e eficaz para remoção de stickies, minimizando assim o tempo indisponível de máquina para lavagem química e/ou manuais. Uma das vantagens desse equipamento é o baixo consumo de água e energia.

Chuveiro Destacador – 1

Chuveiros aplicados no destacamento da folha e/ou remoção de fibras aderidas aos fios da tela, através de alta pressão e alto volume de água.

Chuveiro Oscilante de Alta Pressão, Interno da Tela – 2

Um chuveiro oscilante de alta pressão, composto com jatos agulha localizados na parte interna da tela, remove    os contaminantes localizados no volume vazio entre os fios da tela, sendo frequentemente utilizado de forma intermitente. O Chuveiro Inundador pode ser uma alternativa para essa aplicação de limpeza.

Velocidade constante e sincronizada com a máquina é essencial para a aplicação.

Chuveiro Oscilante de Alta Pressão, Externo da Tela – 3

Um chuveiro oscilante de alta pressão com jatos agulha posicionado do lado de contato do papel com a tela, permite remover fibras e contaminantes em operação contínua.

Velocidade constante e sincronizada com a máquina é essencial para a aplicação.

Chuveiro de Lavagem do Dispositivo de Escova – 4

A maioria dos contaminantes são removidos da tela formadoras após o condicionamento e limpeza por meio de chuveiros. Em aplicações de limpeza mais difíceis, como o caso de fibras recicladas, um Dispositivo de Escova é recomendado na limpeza final. Um chuveiro faz a lavagem das cerdas da escova.

Rolo Cabeceira – 5

O chuveiro de limpeza do rolo cabeceira possui a responsabilidade de lavagem dos lábios da caixa de entrada, evitando o acúmulo de fibras.

Inundador – 6

Um dos chuveiros mais importantes para formadores tipo Crescent Former ou Tela Dupla. Ele é aplicado entre a tela e rolo guia, criando uma cunha hidráulica que obriga a passagem de água de dentro para fora entre os fios da tela, expulsando fibras e contaminantes do espaço vazio da tela formadora. Pode ser aplicado sozinho ou em combinação com chuveiro destacador (1), dependendo do tipo e quantidade de contaminação. As fórmulas de cálculo apresentadas acima podem ser usadas para calcular o volume de água necessário.

Rolo de Sucção & Pressão – 7

Um chuveiro oscilante de alta pressão com bicos jato agulha, que deve ser aplicado em máquinas onde um rolo de sucção e pressão é utilizado como dispositivo de drenagem da folha.

Limpando e desobstruindo os orifícios da camisa do rolo, garantindo nível de vácuo e perfil de umidade uniforme.

Caixa de Entrada – 8

Um chuveiro giratório que evita a formação de espuma e acúmulo de fibras nas laterais da caixa de entrada. Recomendado apenas em caixa de entrada pressurizadas.

Lubrificação de Raspadores – 9

Aplica água para suspender os contaminantes transferidos da tela para a superfície dos rolos guias. Os contaminantes suspensos são removidos mais facilmente pelos raspadores. O filme de água também lubrifica a lâmina raspadora e o revestimento dos rolos.

Tratamento Químico – 10

Produtos de tratamento químico são aplicados na tela do lado da folha, pouco antes do retorno para caixa de entrada. Este chuveiro otimiza o condicionamento da tela por meio do baixo consumo de água.

TELA FORMADORA DE MÁQUINA TISSUE

As máquinas tissue normalmente possuem comprimentos de tela mais curtos do que outros tipos de máquinas usadas para fabricar papel gráfico e embalagem. Máquinas tissue operam em velocidades superiores também. Como resultado, suas telas formadoras tendem a se contaminar mais rapidamente, exigindo uma estratégia diferenciada de limpeza e condicionamento. Chuveiros adicionais são eventualmente necessários para aplicar maior volume de água e, em casos extremos, um dispositivo de escova pode ser usado para remover stickies e contaminantes que não são solúveis em água. Existem vários tipos de modelos de formadores usados para fabricar papel tissue e, embora as configurações da máquina possam ser diferentes, uma estratégia bem-sucedida de limpeza e condicionamento da tela formadora é semelhante para cada projeto.

Chuveiros

A ilustração acima mostra alguns tipos de formadores, como de tela dupla tipo “C”, tela dupla tipo “S”, mesa inclinada e Crescent Former. Em cada configuração, os chuveiros são identificados com números ou letras relacionadas às descrições da aplicação de cada chuveiro e à Tabela 1 de especificações técnicas.

Oscilação

Para cobertura uniforme e prevenção de faixas nas vestimentas, a Kadant oferece uma linha de osciladores eletromecânicos projetados para avançar uma distância correspondente ao diâmetro do orifício do bico por revolução da vestimenta e reverter instantaneamente para minimizar o tempo de permanência. Este movimento é sincronizado com a velocidade de máquina.

Chuveiros de Alta Pressão

Os chuveiros de alta pressão (HPS) são os mais críticos na seção de formação. Embasada em pesquisas e experiências, a Kadant proporciona uma ampla compreensão de como os chuveiros necessitam limpar as telas formadoras sem riscos de danos. Os bicos de jato agulha de alta pressão devem ser mantidos limpos, desobstruídos e fornecer uma cobertura uniforme da tela.

O gráfico 2 relaciona o efeito de limpeza da tela versus a distância do jato do bico até a tela formadora. O gráfico 3 compara a distância do jato do bico com o tempo em danificar a tela. O gráfico 4 enfatiza o fato de que altas pressões do chuveiro podem danificar as telas mais rapidamente do que pressões mais baixas.

Para otimizar a limpeza e minimizar danos à tela, considere estas etapas:

  • Usar chuveiros de alta pressão do lado externo (folha) operando continuamente e do lado interno da tela intermitentemente;
  • Utilize bicos com diâmetro de orifício de 1,0 mm ou inferior;
  • Posicione o chuveiro de alta pressão de forma a respeitar a distância de jato entre 100 e 200 mm da tela;
  • Sincronize a velocidade de oscilação com a velocidade de máquina.
  • Não exceda a pressão da água 30 kgf/cm².

A substituição de um chuveiro convencional de alta pressão por um transversal M-Clean demonstra-se na prática ser a forma mais eficaz de  redução de consumo de água e energia , além de contribuir com limpeza mais eficiente na remoção de stickies.

DUCHA DE SEÇÃO DE FORMAÇÃO

Mesa 1

 

 

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo