KadantTeste

Limpeza e condicionamento de feltros para máquinas de tissue

Aumente a eficiência da máquina e melhore a higiene e o perfil de umidade

Enquanto trabalham, os feltros sofrem obstrução de sua estrutura devido à incrustação de materiais que provêm do papel que está sendo produzido. Se o feltro trabalha abaixo de condições ideais, sua eficiência diminui, portanto, é essencial limpá-lo e mantê-lo nas melhores condições.

Buscando evitar problemas e contribuir com um processo mais eficiente e produto de melhor qualidade, chuveiros de condicionamento e limpeza dos feltros são essenciais, sendo necessários diferentes modelos, conforme descritos com mais detalhes abaixo:

 Seção de Prensas

Chuveiro de Alta Pressão do Lado do Papel – A

Um chuveiro oscilante de alta pressão, composto com jatos agulha localizado no lado externo do feltro (lado folha), é recomendado para operação contínua para remover contaminantes da superfície do feltro, combinado com um tubo de sucção. O sistema de limpeza M-clean é uma alternativa.

Velocidade constante e sincronizada com a máquina é essencial para a aplicação.

Chuveiro Inundador – B

Chuveiro com bicos leque para aplicação química e umedecimento do feltro. Para maior tempo de permanência (dwell time), é recomendado a instalação no lado interno do feltro com jatos direcionados para a cunha entre feltro e rolo guia subsequente ao NIP do Rolo Sucção & Pressão. A cunha hidráulica resulta em uma penetração de água e químicos mais eficiente no interior do feltro.

O volume total de água aplicado no feltro é o equivalente a 0,1g de água por 1g de feltro. Sendo o volume de água dos chuveiros de lubrificação e alta pressão serem constantes, eles devem ser subtraídos do total e a diferença será equivalente ao volume aplicado pelo chuveiro de inundação a ser projetado. Consulte a Tabela 2 para obter um exemplo de cálculo.

Chuveiro de Alta Pressão Leque – C

Chuveiro oscilante de alta pressão (15 – 20 bar) composto com bicos tipo leque 15°, o qual proporciona o desprendimento de contaminantes da superfície do feltro após ação do chuveiro (A). É normalmente instalado com distância entre bico e feltro de 100 a 150mm e inclinação de 15° contra o movimento do feltro.

Chuveiro de Lubrificação do Tubo de Sucção – D

Chuveiro tipo leque que proporciona um filme de água para lubrificação entre o feltro e cobertura/réguas do tubo de sucção. O filme de água também possui a função de selagem do feltro, resultando em uma distribuição mais uniforme vácuo.

Chuveiro de Lubrificação do Raspador – E

Chuveiro tipo leque que aplica água para suspender os contaminantes transferidos do feltro para a superfície dos rolos guias. Os contaminantes suspensos são removidos           mais facilmente pelos raspadores. O filme de água também lubrifica a lâmina raspadora e revestimento dos rolos.

Chuveiro de Coating – YB

A Kadant projeta e fabrica chuveiros de aplicação de coating em diferentes modelos, de acordo com as necessidades de cada máquina e fornecedor de químicos.

Sistema M-Clean de Limpeza de Feltro – M- clean

Sistema de limpeza M-clean usado para manter o condicionamento adequado do feltro em conjunto com o tubo de sucção. Pode ser utilizado em substituição ao chuveiro de alta pressão (A), de modo a reduzir consumo de água.

Chuveiros da Seção de Prensa

TABELA 3
TABELA 3 As dimensões referencias, podendo variar de acordo com os requisitos de cada máquina.

Controle de Perfil de Umidade

Uma observação especial ao controle de perfil de umidade

O controle do perfil de umidade refere-se a técnicas que garantem a distribuição mais uniforme possível da água aplicada pelos chuveiros nos feltros. Quando instalado e em funcionamento, um chuveiro com bicos tipo leque deve ser posicionado com geométrica que respeite que um jato não se sobreponha mais do que 3 a 6 mm. É importante garantir a posição adequada do chuveiro conforme esta recomendação. No entanto, estudos recentes provaram que todos os chuveiros do tipo leque distribuem a água de maneira não uniforme, apesar do quão bem instalados e posicionado estão. A Figura 1 ilustra graficamente a distribuição não uniforme de água de um chuveiro estacionário com múltiplos bicos tipo leque ao longo da largura do feltro. Essa distribuição não uniforme de água causa faixas de umidade no feltro e papel.

A Figura 2 ilustra exatamente o mesmo chuveiro quando oscilante ao invés de estacionário. Uma grande diferença na melhoria da uniformidade da distribuição de água é obtida. A melhoria será refletida no perfil de umidade do feltro e no papel.

Com bases nestes estudos, recomendamos sempre que possível a oscilação de todos os chuveiros em uma seção da prensa. Isso inclui não apenas os chuveiros de limpeza de alta pressão, mas também os chuveiros de inundação e lubrificação.

Termográfica mostrando impacto por oscilação ineficiente:

 

Oscilador sem controle de velocidade                Exemplo de movimento uniforme e sincronizado do Oscilador EMO III

Otimização da limpeza e condicionamento para melhor controle de perfil de umidade e aumento de produtividade

Os osciladores eletromecânicos EMO III ™ ou Genesis ™ de baixa frequência (baixa velocidade) com reversão instantânea, são projetados e consolidados em proporcionar uma distribuição de água ideal para limpeza e condicionamento de vestimentas de máquinas de papel. Os osciladores convencionais biela/manivela, hidráulicos e motor de passo operam em velocidades rápidas com paradas excessivas na reversão do curso de oscilação. Isso impacta diretamente na limpeza e o desgaste não uniformes das vestimentas, ilustrados pela foto dos padrões de movimento de oscilação mostradas acima. O intervalo zero na reversão do curso e o controle preciso fornecem consistentemente uma cobertura uniforme de água pelo chuveiro. A limpeza ideal da vestimenta contribui com o desempenho da máquina, melhor perfil de umidade e qualidade do papel.

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo