KörberNotíciasTissue na América Latina

Körber apresenta inovações na Latampaper 2021

O evento foi uma importante oportunidade para exposição de novas tecnologias, networking e troca de conhecimentos entre os principais players do mercado

A Latampaper 2021 foi realizada na Cidade do México no mês de novembro, no Hotel Hilton Mexico City Reforma. O evento contou com a presença de empresas de diversos países da América Latina, sendo um ponto de encontro entre fornecedores de tecnologias e os produtores de papel, papelão e tissue da região. Ao todo, estiveram presentes 240 pessoas dedicadas ao setor.

A Körber Business Area Tissue participou ativamente da Latampaper e optou por focar sua exibição em três pontos principais: melhoria de OEE (com a plataforma Sam Operational Solution), diferenciação de produto (com o novo produto Warm-up Contactless) e e-commerce (apresentando a empacotadeira Casmatic Zephyrus).

Estiveram presentes no evento, representando a empresa, Geovany Vasco, Engenheiro de Vendas e Suporte Técnico da Körber Tissue Latin America, Filippe Dalponte, Coordenador de Vendas da Körber Brasil, Eduardo De la Flor, Gerente de filial da Körber no México, América Central e Caribe, e Antonio di Monaco, Gerente de Vendas de Customer Service da Körber Tissue Latin America.

O evento foi uma importante oportunidade para exposição de novas tecnologias, networking e troca de conhecimentos. “A participação é sempre boa para divulgar nossos lançamentos, entender as necessidades dos clientes e ter uma boa visão de como está caminhando o mercado”, diz Filippe Dalponte. Além disso, a Latampaper marcou a retomada dos eventos presenciais no segmento. “Foi muito bom estar de volta em uma feira presencialmente, sentimos que os clientes estavam ansiosos para conversar, se reunir e saber das novidades. Todos sentiam falta desse contato”, completa.

Em outras edições, a Körber participou da Latampaper apenas como expositora, mas, desta vez, fez parte das discussões técnicas, com apresentação do Eduardo De la Flor, Gerente de filial da Körber Tissue no México, América Central e Caribe. “Foi muito interessante participar das discussões técnicas e apresentar a todos as nossas inovações. Foi a primeira vez que subimos ao palco, e sentimos que todos estavam esperando para conferir as novidades que tínhamos para apresentar”, conta Filippe.

Eduardo De La Flor, Gerente de filial da Körber Tissue no México, América Central e Caribe. apresentou as inovações da empresa no palco de palestras da Latampaper 2021

Na opinião de Dalponte, a Latampaper se destaca por ser um dos poucos locais de conversas técnicas dos convertedores de tissue. “Geralmente nas conferências maiores, o assunto é mais direcionado para máquinas de papel, não de conversão. O público da Latampaper é bem segmentado, e muito proveitoso para quem tem interesse na parte de acabamento de papel”, afirma.

E, por tratar da indústria em uma região estratégica para a Körber, o evento possibilitou aos profissionais uma série de insights. “O mercado latino-americano, em particular o México e o Brasil, são muito importantes para nós. São mercados muito grandes e definem as tendências para toda a região do LAO. É muito importante para a Körber participar desse tipo de conferência para informar nossos clientes e a indústria sobre nossas inovações. Isso nos permite ter uma interação direta com os clientes e entender as tendências e necessidades do mercado”, diz Claudio Muñoz Torrez, Diretor de Marketing da Körber Tissue Americas.

Nesta edição, a Latampaper superou as expectativas dos organizadores. “Minha impressão geral é que tivemos um grande evento com uma alta participação de fabricantes de papel no nível de tomada de decisões em suas fábricas. Todas as apresentações técnicas foram muito bem atendidas e acompanhadas com muita atenção. O salão de exposições foi o centro social do evento e permitiu que todos os fabricantes de papel e convertedores de tissue conversassem em detalhes com cada um dos expositores. Nosso slogan ‘O ponto de encontro entre os avanços tecnológicos e os papeleiros latino-americanos’ foi cumprido”, declara Rene Buvat, Diretor da Latam Paper.

O MERCADO LATINO-AMERICANO

Durante a conferência, os participantes puderam entender melhor o mercado de papel na América Latina, aprofundando-se nos desafios e nas oportunidades de crescimento. Na visão de Filippe Dalponte, os países da região estão sofrendo com a crise, o que dificulta a realização de projetos de expansão e novos investimentos, mas também representa uma abertura para apostar em eficiência e produtos diferenciados.

“Os projetos de aumento de capacidade produtiva ficaram deixados de lado por falta de demanda. Porém, o México e alguns clientes específicos da LA estão aproveitando o momento para investir não em aumento da produção, mas na eficiência de sua produção. Querem melhorar processos, diferenciar seus produtos, trocar suas máquinas para aumentar a rentabilidade”, acredita.

Apesar do cenário adverso, a região é considerada uma das mais prósperas do setor de tissue, visto que o consumo vem aumentando exponencialmente, ainda que seja inferior ao dos Estados Unidos e da Europa, inclusive em economias mais estáveis ​​da região, como Chile e Costa Rica.

“A América Latina é projetada como uma das regiões com maior oportunidade de crescimento global, devido ao aumento da população e do percentual de classe média, o que tem significado um aumento na penetração e na qualidade dos produtos de papel tissue. Isso se refletirá em melhores investimentos em máquinas de conversão de papel”, explica Claudio Muñoz, ressaltando que a tendência de crescimento deve permanecer em alta, principalmente no México e no Brasil.

Os novos investimentos e as mudanças de hábitos de higiene em virtude da pandemia devem impulsionar ainda mais os negócios no próximo ano. “Em 2022, os clientes que buscaram investir em eficiência de sua produção estarão mais à frente do mercado. Espera-se que haja também o aumento do consumo de papel tissue no pós-pandemia, fazendo com que os clientes retomem seus projetos de aumento da capacidade de produção”, conclui Filippe Dalponte.

Para acompanhar essa evolução, fornecendo soluções de ponta para o mercado, a Körber seguirá apostando em alta tecnologia, qualidade técnica e inovações pioneiras. “A Körber tem uma presença muito importante na região, com um centro de operações em Joinville, Brasil, e uma equipe de suporte técnico dedicada exclusivamente ao México. Estamos preparados para apoiar os nossos clientes no seu crescimento, com novas tecnologias e com soluções que lhes permitam enfrentar e diferenciar-se dos problemas e tendências que observamos na indústria, como a escassez de mão de obra qualificada, a procura de processos e produtos. mais sustentáveis ​​e maiores vendas de comércio eletrônico”, conclui Muñoz.

Entre em contato para saber mais sobre as soluções oferecidas pela Körber Business Area Tissue.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo