Körber apresenta inovações e tecnologias no Tissue Summit Brasil 2022
Retomando os eventos presenciais, a empresa apresentou duas palestras e também participou como expositora

A Körber Brasil participou do Tissue Summit Brasil 2022, realizado no Hotel Tivoli Mofarrej, em São Paulo, nos dias 30 e 31 de março. Como patrocinadora master do evento, a empresa apresentou duas palestras e também participou como expositora, a fim de apresentar as inovações da Körber Business Area Tissue e as novidades do Grupo.
O Tissue Summit Brasil 2022 marcou a retomada da Körber Brasil aos eventos presenciais do setor. Além da equipe completa de marketing e vendas, a Roll-Tec, empresa do Grupo Körber de tecnologias de gofragem, esteve presente para expor suas soluções.
AS PALESTRAS
- Ecossistema e melhoria do OEE, apresentada por Dineo Silverio, Presidente da Körber Brasil
Abrindo a sessão de palestras do primeiro dia, Dineo falou sobre a nova abordagem estratégica integrada da Körber, que reúne suas experiências e tecnologias consolidadas em conversão de tissue, em sinergia com as áreas de negócios de Digital e Logística do Grupo, oferecendo soluções completas para toda a cadeia de valor de tissue. A abordagem representa a transição da Körber, passando de um fornecedor de máquinas para um parceiro estratégico, que agora conta com o portfólio mais completo da indústria de tissue: dos rolos aos dobrados, da conversão ao empacotamento, incluindo serviços digitais avançados, tecnologias de gofragem, e conceitos únicos de cadeia de suprimentos.
Dentro do tema, Dineo abordou a importância do ecossistema e da melhoria do OEE dos clientes, com soluções tecnológicas integradas que possibilitam a automatização de processos, controles precisos de qualidade e melhoria da eficiência geral da produção.
Entre o portfólio de inovações apresentados, está o FactoryPal, um software que ajuda os clientes a aumentar o OEE a partir do uso de inteligência artificial. O FactoryPal obtém dados em tempo real dos equipamentos de produção e “aprende” sobre a configuração de parâmetros ideais, com base no histórico de dados e no desempenho da máquina, aplicando ciência de dados e a aprendizagem/IA, aumentando a OEE em até 30%, reduzindo o tempo de parada de máquina em até 50%, acelerando o aprendizado de operadores e reduzindo impacto de turn-over.
Dineo também apresentou o Sam Operational Solution, uma família de supervisores virtuais de linha da Körber, aplicável a diversas etapas da produção de rolos, dobrados, conversão e empacotamento. Agindo virtualmente, a solução Sam significa em inglês “self adjusting machines”, que são máquinas capazes de se autorregularem, a fim de garantir um padrão de qualidade consistente, alto desempenho e redução de resíduos. A tecnologia oferece então entre os principais benefícios a minimização do risco de não-conformidades de qualidade e aumento do OEE, pois o aumento da qualidade permite um melhor desempenho da linha. O Sam toma decisões inteligentes a partir da coleta de dados simples, rápidos, confiáveis e repetitivos do processo, independentemente das habilidades do operador, e ainda reduz os resíduos ao manter a qualidade controlada dos produtos.
Dentro da família Sam, Dineo apresentou o Sam log, Sam perf e Sam pack. O primeiro, focado na fase de enrolamento de logs, o segundo detecta pontos sem perfuração no comprimento do rolo, e por último, o Sam pack, que é capaz de detectar qualquer defeito visível na embalagem, e descartar os logs não conformes.
- Diferenciação de produtos, apresentada por Filippe Dalponte, Coordenador de Vendas da Körber Brasil
Filippe abriu o segundo dia de palestras falando sobre diferenciação de produtos, um dos tópicos mais abordados em todo o evento. Ele defendeu a importância da diferenciação de produtos como estratégia competitiva, pois influencia no posicionamento da marca, fidelização de clientes e aumento de rentabilidade.
Dalponte apresentou soluções sustentáveis da Körber, como o Biopack, que empacota produtos de tissue com embalagens ecologicamente corretas. Também falou sobre a tecnologia Solid, patenteada pela Körber, em que o tubete de papelão é substituído por um rolo de papel extraível, possibilitando a redução de custos com materiais, otimização de transporte (em até 16% – comparada à versão não compactada) e o aproveitamento do papel até a última folha. Outra solução foi a Casmatic Zephyrus, uma empacotadeira que traz um novo conceito de empacotamento, atendendo às tendências de sustentabilidade, e-commerce e diferenciação de produtos, empacotando diferentes produtos de tissue em uma só caixa, de acordo com a necessidade de cada família.
Além disso, Dalponte apresentou o revolucionário Warm-up Contactless, capaz de oferecer um maior volume (bulk) e firmeza dos rolos por meio do aquecimento por indução eletromagnética na gofragem dos rolos, uma tecnologia nunca antes usada no mercado de tissue. Trata-se de uma solução rentável, pois aumenta o volume do produto em até 20% de uma forma simples, já que a instalação serve tanto para os gofradores novos como para os já existentes, e segura, pois não há contato físico entre o sistema de aquecimento e os rolos gofradores. No Brasil, a Körber também disponibiliza testes da solução de aquecimento de rolos em uma linha piloto, na sede da Roll-Tec (empresa que também faz parte do Grupo Körber), e o aquecimento de rolos pela técnica Warm-up Contactless, na Itália.
IMPACTOS
Os clientes ficaram muito satisfeitos com a presença da Körber e tiveram a oportunidade de trocar contatos e experiências com a equipe da empresa. De acordo com Dineo Silverio, Presidente da Körber Brasil, o evento foi muito relevante, por concentrar muitos clientes e parceiros, possibilitando finalmente a reaproximação presencial.
“Estar de volta aos eventos presenciais depois de tanto tempo é muito bom. Pudemos apresentar nossas novas soluções, trocar ideias com nossos clientes e até rever nossos parceiros de antigos eventos. Esta edição do Tissue Summit contou com uma forte presença dos maiores players do mercado de tissue, seja como visitantes ou expositores, além de palestras e rodas de conversa de alta qualidade”, comenta Silverio.
Segundo Dineo, a Körber está fortemente conectada com as tendências abordadas no evento, como a diferenciação de produtos e a sustentabilidade. “Claramente, essas são tendências cada vez mais buscadas pelos fabricantes e convertedores. Agora, adotá-las é uma questão de estratégia de posicionamento e fortificação de marca, em busca do destaque nas prateleiras. É por isso que estivemos presentes. Nós da Körber nos colocamos à disposição de nossos clientes, apresentando as soluções ideais para alavancar o seu sucesso em tissue”, completa.
Filippe Dalponte, Coordenador de Vendas da Körber Brasil, também faz uma análise do evento: “É sempre gratificante estar presencialmente em um evento, principalmente quando os participantes e clientes estão presentes com tanta força. Todos estavam curiosos e interessados nas soluções da Körber, reforçando que andam acompanhando cada vez mais as tecnologias e inovações de todo o Grupo”.
O Tissue Summit Brasil 2022 contou com cerca de 200 participantes, reunindo as principais lideranças e personalidades dos setores de papel tissue e personal care. A próxima edição do evento acontecerá em março de 2023, na qual a presença da Körber já é confirmada.
PRÓXIMOS PASSOS
Agora, a Körber se prepara para participar dos próximos eventos da indústria de papel, como o Congresso e Exposição Internacional de Celulose e Papel, promovido pela ABTCP, em outubro, na cidade de São Paulo, e a iT’s Tissue, realizada pela Tissue Italy Network, na Itália, em junho.
“Estamos ansiosos e preparados para os próximos eventos que estão por vir, como a It’s Tissue e ABTCP, cada vez mais trazendo novidades para o mercado de tissue global”, conclui Filippe Dalponte.
SOBRE A KÖRBER
Atualmente, o Grupo Körber tem cerca de 10.000 colaboradores, mais de 100 escritórios e plantas produtivas em todo o mundo, e um objetivo comum: transformar o pensamento empreendedor em sucesso de seus clientes, impulsionando desenvolvimento tecnológico. Nas Áreas de Negócio Digital, Fármaco, Supply Chain, Tissue e Tabaco, oferece produtos, soluções e serviços que inspiram. A empresa age rapidamente de acordo com as necessidades de seus clientes, executando ideias de forma eficiente, e com suas inovações criam valor agregado aos clientes. Com isso, constroem cada vez mais ecossistemas que resolvem os desafios atuais e futuros. A Körber AG é a empresa matriz do Grupo Körber.
SOBRE A KÖRBER BUSINESS AREA TISSUE
A Körber Business Area Tissue tem como objetivo final possibilitar o sucesso contínuo dos seus clientes. A empresa é o único fornecedor verdadeiramente integrado e global de soluções avançadas para a indústria de tissue. Oferece o portfólio mais abrangente de tecnologias do setor para dar suporte aos clientes em toda a cadeia de valor – do rolo aos dobrados, da conversão ao empacotamento.
Suas soluções integradas, automatizadas e fáceis de usar são fundamentais para moldar o sucesso na indústria de tissue, elevando as operações de seus clientes a um nível superior e global, ao mesmo tempo em que otimizam seus custos e processos.
Entre em contato para saber mais sobre as soluções oferecidas pela Körber Business Area Tissue.