fbpx


Banner Incape Portal Tissue Online


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online

Celulose Notícias

Klabin fecha contrato com a Pöyry para Projeto Puma

Nova fábrica da Klabin, em Ortigueira-PR

Nova fábrica da Klabin, em Ortigueira-PR

A finlandesa Pöyry anunciou nesta segunda-feira, 10, a assinatura de um contrato com a Klabin para prestação de serviços referentes a uma significativa parte do “balance of plant” da fábrica em construção pela companhia brasileira em Ortigueira (PR). O acordo, na modalidade Engineering, Procurement and Construction Management (EPCM), inclui a interligação entre as diversas áreas do processo, sistemas de captação de água bruta e descarte de efluentes, torre de resfriamento, sala de controle central, manuseio de produtos químicos e outros sistemas complementares. O valor do contrato não foi divulgado.

Multinacional de consultoria e serviços de engenharia, a Pöyry está envolvida no projeto desde janeiro de 2012, quando foi contratada pela Klabin para os serviços de estudos ambientais e engenharia básica. A Pöyry também foi responsável pelos serviços de engenharia para a infraestrutura da unidade.

A fábrica da Klabin em Ortigueira, conhecida como Projeto Puma, terá capacidade para produzir 1,5 milhão de toneladas anuais de celulose, das quais 1,1 milhão de toneladas de celulose branqueada de fibra curta e 400 mil toneladas de celulose branqueada de fibra longa, incluindo celulose fluff usada na produção de fraldas, por exemplo. A unidade entrará em operação no primeiro semestre de 2016.

POYRY_8x3cm

A diretoria da Klabin divulgou no mês passado que já estava com aproximadamente 80% dos equipamentos adquiridos ou encomendados. O objetivo da companhia é concluir até o final deste mês os principais contratos para a viabilização do Projeto Puma.

Na semana passada, a finlandesa Valmet e a austríaca Andritz também anunciaram a assinatura de acordos com a Klabin referentes ao projeto de construção da fábrica de celulose no Paraná.

atarde.uol.com.br