Em comunicado ao mercado, enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nesta semana, a Klabin informou que estabeleceu acordos para se associar com uma Timo (Timber Investment Management Organization) para a constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).
A Timo é uma espécie de fundo de investimento para aportes em projetos florestais. No caso da Klabin, a parceria visa à exploração da atividade florestal no estado de Santa Catarina.
De acordo com o comunicado, a contribuição da Klabin para a constituição do patrimônio da SPE ocorrerá por meio do aporte de aproximadamente 9,7 mil hectares de florestas plantadas. Já a Timo colaborará com o montante de até R$ 500 milhões em caixa, parte no fechamento da operação e o restante, em até três anos.
Os recursos angariados na SPE serão usados para aquisições e arrendamentos de cerca de 19,5 mil hectares de áreas florestais de plantio efetivo, bem como o financiamento do plantio, especialmente de Pinus.
O acordo prevê que a Klabin terá o direito de preferência na compra da madeira fabricada pela SPE, dentre outros benefícios típicos oferecidos a acionistas controladores de uma sociedade desse tipo.
“Essa associação permitirá à companhia ampliar seu maciço florestal no estado de Santa Catarina com eficiência de capital. Essa ampliação visa o abastecimento das fábricas atuais na região bem como a viabilização de futuros projetos de expansão. Dessa forma, a Klabin reforça o seu compromisso com a disciplina na alocação de capital e criação de valor para todos os seus stakeholders”, diz a companhia, no documento.