fbpx


Banner Animado Valfilm Portal Tissue Online
Banner Incape Portal Tissue Online


Notícias Tissue no Brasil

Kimberly-Clark “Equipe antiga em máquina nova”

O planejamento de dois anos garantiu o sucesso à Kimberly-Clark na introdução de um equipamento, que só existia em cinco países no mundo, em sua fábrica de Suzano, na grande São Paulo.

kimberly

Unidade Kimberly-Clark Suzano, na Grande São Paulo.

Geovane Almeida, gerente de fábrica, unidade de Suzano, da K-C Brasil.

Geovane Almeida, gerente de fábrica, unidade de Suzano, da K-C Brasil.

Em 2013, a Kimberly-Clark, dona das marcas Neve, Kleenex e Intimus, entre outras, decidiu produzir no Brasil, a Coform, matéria-prima usada na fabricação de lenços umidecidos e que até então era importada.

Para isso, teria que instalar um equipamento moderno – que só existia em outros cinco países onde a companhia está presente – em sua planta de Suzano, na grande São Paulo.

Geralmente, um processo de migração de máquinas antigas para outras mais novas termina com a mão de obra dispensada, uma vez que os equipamentos modernos exigem menos gente, e que sejam mais qualificadas, para operá-los.

Apesar do risco, a liderança da Kimberly-Clark decidiu realocar o antigo time para operar o novo processo. Do grupo de 35 pessoas selecionadas para trabalhar com o equipamento, havia operários que há dez ou quinze anos estavam dedicados exclusivamente à fabricação de fraldas na K-C.

“E o novo maquinário não tinha nada ver com uma máquina de fraldas, não tinha nada ver com nenhuma máquina que tínhamos na planta brasileira. Era uma tecnologia até então desconhecida aqui”, diz Geovane Almeida, gerente de fábrica de Suzano.

Confira abaixo o resultado do processo:

results_Kc

Você RH