Kimberly-Clark beneficia 1,2 milhão de brasileiros com soluções de água e saneamento
Com o Programa Banheiros Mudam Vidas, a multinacional já contemplou populações vulneráveis de cidades do Amazonas, Maranhão, Bahia, Piauí e Espírito Santo
Com o compromisso de defender um mundo onde todos tenham acesso à água potável e ciente da carência desse recurso nessa América Latina – onde 89 milhões de cidadãos não têm acesso a banheiro e esgoto, de acordo com a WaterData –, a Kimberly-Clark segue promovendo seu programa global “Banheiros Mudam Vidas”, em parceria com as ONGs Water For People e Plan International.
No Brasil, a iniciativa foi lançada em 2016, por meio da marca Neve, e já atendeu milhões de pessoas em comunidades vulneráveis promovendo o acesso a banheiros seguros, água potável e educação sobre higiene.
A iniciativa da multinacional também contribui diretamente com a redução da contaminação nas bacias hidrográficas, além de apoiar as comunidades com kits de produtos e aulas de higiene, saúde e conservação nas escolas.
As ações de “Banheiros Mudam Vidas” no país já contemplaram cidades localizadas nos estados do Amazonas, Maranhão, Bahia, Piauí e Espírito Santo, impactando positivamente a vida de mais de 1,2 milhão de pessoas. A meta do programa, em nível global, é impactar 10 milhões de pessoas até 2030.
“Seguindo o nosso propósito de cuidado, continuamos comprometidos em melhorar as comunidades nas quais trabalhamos e vivemos. Para isso, nossa estratégia de sustentabilidade para a próxima década considera entre os compromissos melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de 1 bilhão de pessoas em comunidades vulneráveis em todo o mundo. O cuidado com o meio ambiente é um dos principais pilares deste compromisso e a companhia está focada nas áreas em que pode inovar e fazer a maior diferença”, comenta Bruno Sparapani, gerente de Marketing e Sustentabilidade da Kimberly-Clark no Brasil.
OUTRAS INICIATIVAS NO PAÍS
Além das ações do Programa “Banheiros Mudam Vidas”, a Kimberly-Clark tem realizado outras iniciativas no Brasil com foco em sustentabilidade.
De acordo com a empresa, na unidade de Mogi das Cruzes, em São Paulo, onde os produtos das marcas Neve e Scott Duramax são fabricados, cerca de 80% da água utilizada da produção recircula e volta para o processo de produção, enquanto a outra parte é tratada e retorna aos rios mais limpa do que ela chegou.
Desde 2020, a unidade de Camaçari reforçou seu projeto de captação de água de chuva para utilização no sistema de jardinagem e, em 2022, a operação reduziu o consumo de água em 15% em comparação com o ano anterior.
Para colocar essas iniciativas em prática, a Kimberly-Clark conduziu uma avaliação de triagem de água para determinar quais operações estão sob alto risco de estresse hídrico, iniciando análises de bacias hidrográficas e estabelecendo metas.
Ainda segundo a companhia, os planos de gestão sustentável da água em nível local foram feitos com o envolvimento de ONGs parceiras e do Pacto Global Brasil.