Kimberly-Clark anuncia investimento de US$ 1,5 bilhão em reestruturação de seus negócios
A empresa espera concluir sua transição para a nova estrutura organizacional até o final de 2024; estima-se que essas ações gerem aproximadamente US$ 200 milhões em economias
A Kimberly-Clark anunciou a próxima fase da transformação da empresa, incluindo um novo modelo operacional e iniciativas comerciais importantes, desenhadas para o crescimento de suas marcas e negócios a um ritmo mais rápido do que as suas categorias.
A fabricante de bens de consumo deve investir cerca de US$ 1,5 bilhão nos próximos três anos, período em que pretende reduzir suas operações e cortar custos. Os custos de caixa deverão ser cerca de metade desse montante, principalmente relacionados com reduções da força de trabalho.
A reestruturação ocorre num momento em que a empresa vê os benefícios dos seus aumentos consistentes de preços diminuírem e os clientes atingidos pela inflação recuam na compra dos seus produtos mais caros, optando por alternativas mais acessíveis, como os produtos de marca-própria.
“Nos últimos cinco anos, a dedicação e a forte execução de nossa equipe global nos posicionaram para aproveitar totalmente a escala que construímos e catapultar a Kimberly-Clark para seu próximo capítulo de crescimento”, disse Mike Hsu, presidente e CEO da companhia.
O MODELO OPERACIONAL DA KIMBERLY-CLARK
A empresa se concentrará em impulsionar uma mudança radical no desempenho, aprimorando seu foco estratégico por meio de um novo modelo operacional que alavanca três forças sinérgicas:
- Acelerar a inovação pioneira – com objetivo de capturar o crescimento significativo disponível em suas categorias, investindo em ciência e tecnologia para satisfazer as necessidades não atendidas e em evolução dos consumidores.
A Kimberly-Clark se concentrará no crescimento de 12 marcas poderosas que ocupam o primeiro ou segundo lugar e geram mais de 80% das vendas líquidas da empresa em cinco espaços globais de necessidade diária, com um mercado total endereçável de aproximadamente US$ 240 bilhões – Baby & Cuidado Infantil, Cuidado Feminino, Cuidado Adulto, Cuidado Familiar e Profissional.
- Otimizar sua estrutura de margem – para oferecer propostas superiores ao consumidor em todos os degraus da escada preço-valor.
A empresa implementará iniciativas e implantará tecnologia e análise de dados projetadas para criar uma cadeia de suprimentos rápida, adaptável e integrada, com maior visibilidade, que possa proporcionar melhoria contínua. Espera-se que a modernização planejada da cadeia de abastecimento gere mais de US$ 3 bilhões em produtividade bruta e US$ 500 milhões em poupanças de capital de giro que serão utilizados para ajudar a alimentar investimentos de crescimento.
- Preparar sua organização para o crescimento – a fim de gerar agilidade, velocidade e execução focada que amplia as vantagens competitivas da empresa ainda mais no futuro.
Nos próximos meses, a empresa planeja reorganizar suas operações em três segmentos de negócios: América do Norte (um negócio que atualmente gera aproximadamente US$ 11 bilhões em vendas anualmente e uma margem de lucro operacional de 23%); cuidados pessoais internacional (segmento com aproximadamente US$ 6 bilhões em vendas anuais e margens de lucro operacionais baixas a médias que se concentra em três categorias principais – cuidados para bebês e crianças, cuidados femininos e cuidados para adultos); e cuidados familiares e profissionais internacionais (negócios que geram aproximadamente US$ 3,5 bilhões em vendas anualmente e aproximadamente 10% de margens operacionais).
O negócio de cuidados pessoais foi projetado para impulsionar um forte crescimento e melhorar a lucratividade, ampliando um modelo de crescimento comprovado, com investimentos focados em cinco mercados principais que representam aproximadamente 60% das vendas do segmento. Nos 50 mercados empresariais que compõem o equilíbrio do negócio, a empresa procurará melhorar as trajetórias de crescimento, a rentabilidade e o retorno do investimento, otimizando as rotas de chegada ao mercado e, ao mesmo tempo, harmonizando e simplificando os portfólios de produtos.
Já os negócios de cuidados familiares e profissional reunirão o negócio global de papel de consumo da empresa com o seu negócio profissional internacional para capturar sinergias e estabelecer recursos compartilhados globalmente. O segmento irá concentrar-se na melhoria do seu mix de negócios e rentabilidade através do crescimento de seis marcas em cinco grandes mercados de cuidados familiares e cinco mercados profissionais, ao mesmo tempo que captura um potencial de margem significativo.
Estes segmentos de negócios serão apoiados por funções mais eficientes e de classe mundial, incluindo Pesquisa e Desenvolvimento, Marketing, Finanças, Tecnologia da Informação e Recursos Humanos. A empresa espera concluir sua transição para a nova estrutura organizacional até o final de 2024. Estima-se que essas ações gerem aproximadamente US$ 200 milhões em economias de vendas, gerais e administrativas nos próximos anos, que estarão disponíveis para investimento no negócio.
AMBIÇÃO 100% NATURAL E LIVRE DE FLORESTAS
A sustentabilidade é um pilar fundamental do pipeline de inovação da Kimberly-Clark, com a empresa focada em fornecer produtos com maiores benefícios para o consumidor, ao mesmo tempo que se esforça para usar menos recursos e aumentar o uso de materiais mais sustentáveis. Na última década, a empresa explorou uma ampla gama de opções alternativas de fibras, investindo significativamente no desenvolvimento de produtos mais sustentáveis. Com base no progresso em relação às metas existentes, a Kimberly-Clark está estabelecendo uma nova ambição de ser 100% Livre de Florestas Naturais (Natural Forest Free, em inglês) em todo o seu portfólio de produtos. A empresa espera já ter percorrido mais da metade do caminho para atingir essa meta até 2030.
ALGORITMO DE CRESCIMENTO E RETORNO DE LONGO PRAZO
A Kimberly-Clark estabeleceu metas de crescimento e retorno de longo prazo que incluem:
- Crescimento orgânico das vendas líquidas acima do crescimento do mercado;
- Crescimento do lucro operacional ajustado na faixa de um dígito médio a alto em moeda constante;
- Crescimento do lucro por ação ajustado em um dígito médio-alto em moeda constante; e
- Geração anual de fluxo de caixa livre de pelo menos US$ 2 bilhões.
“Vemos um caminho claro para um crescimento consistente e uma forte expansão de margens à medida que aprimoramos nosso foco em áreas de vantagem competitiva e onde acreditamos que temos o direito de vencer”, disse Nelson Urdaneta, Diretor Financeiro da K-C. “Aproveitar o nosso forte pipeline de inovação e as nossas capacidades de entrada no mercado para impulsionar o crescimento, os nossos novos programas de produtividade para proporcionar eficiência e as nossas prioridades de capital para apoiar o reinvestimento e acelerar o nosso plano estratégico apoiarão a nossa capacidade de alcançar o nosso novo perfil financeiro a longo prazo nos próximos anos”, acrescentou.
As prioridades de capital da empresa não mudaram. Estas prioridades incluem investir para acelerar o crescimento orgânico com fortes retornos que fortalecerão as posições de mercado da empresa; aumentar o dividendo enquanto mantém a classificação de crédito A da empresa; avaliar aquisições estratégicas que possam proporcionar crescimento incremental e oportunidades de retorno; e alocação de capital residual para recompras de ações, para compensar minimamente a diluição de programas de incentivos de capital.
PERSPECTIVAS PARA 2024
A empresa observou que as perspectivas fornecidas em janeiro são consistentes com as suas novas metas de crescimento e retorno a longo prazo. A Kimberly-Clark continua esperando entregar um aumento percentual de um dígito baixo a médio nas vendas líquidas orgânicas de 2024 em relação ao período do ano anterior,
Esta perspectiva reflete pressupostos sujeitos a alterações tendo em conta o ambiente macroeconômico.
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