Kimberly Clark adota BI para unir áreas de marketing e comercial no Brasil
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Com presença em todo o território brasileiro, a Kimberly Clark conta com um amplo portfólio de produtos e marcas, que incluem linhas de fraldas descartáveis, lenços de papel, absorventes entre outros. Com clientes de portes variados, como grandes redes de atacado, varejo, e também os pequenos comércios, a empresa acompanha sua presença no mercado através de uma solução da Nielsen que mensura a penetração desses produtos em todo o mercado.
Desta forma, a base de dados da Kimberly Clark é composta principalmente por parâmetros de geolocalização (indicando onde o item foi adquirido), categorias de produtos, perfis de clientes e penetração de mercado, com base nas informações fornecidas pela Nielsen.
Mais do que integrar o banco de dados, para a companhia era fundamental extrair o máximo de informações possíveis sobre ele e utilizá-lo como diferencial competitivo. Para isso, a Microsoft e a Programmers, há 13 anos parceira Gold de negócios e soluções, desenharam um projeto de Business Intelligence baseado no SQL Server 2014.
Com o upgrade, a solução proporcionou à companhia maior agilidade no cruzamento de informações e geração de dados relevantes que possibilitam a tomada de decisões imediatas de seus times de marketing e vendas. Essa solução permite que – diariamente, em horário programado – a Kimberly Clark acompanhe o desempenho de vendas de todas as suas categorias de produtos em diferentes regiões do país, além de leituras sobre a demanda por marcas e também o comportamento de compras de seus clientes.
“Já utilizávamos uma versão anterior do SQL Server e pensamos em uma atualização em função da confiança que temos na ferramenta. No entanto, o ganho em dinamismo e a qualidade das informações analisadas foram os fatores realmente determinantes para esse projeto”, explica Roberto Marietti, Gerente de Infraestrutura de Tecnologia da Informação da Kimberly Clark Brasil.
O executivo explica que o projeto é essencial para a competitividade da empresa: “Não basta apenas ter os melhores produtos. Precisamos saber exatamente onde, para quem e qual é a melhor maneira de vendê-los. Esse projeto permite, por exemplo, que as equipes de vendas possam criar campanhas instantâneas de marketing e vendas, o que têm gerado índices de eficiência muito maiores”, conclui.
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