Em 2023, a IPEL contribuiu para a reciclagem de 185 toneladas de plástico e 175 toneladas de papelão, por meio de sua parceria com a operadora de logística reversa eureciclo. Com essa iniciativa, a empresa que há 40 anos atua no segmento de papel tissue, produzindo itens como papel higiênico, lenços e guardanapos de papel, alcançou 30% de compensação ambiental, garantindo o destino adequado de materiais recicláveis por todo o Brasil.
Ao compensar o impacto ambiental das embalagens que coloca no mercado, a IPEL cumpriu o Acordo Setorial de Logística Reversa de Embalagens. O selo eureciclo também assegura que a empresa está em conformidade com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Ainda em 2023, a IPEL destinou cerca de 28 mil toneladas de aparas de papel para a criação de novos produtos.
“A sustentabilidade ambiental é tratada com seriedade e carinho na IPEL. Além dessa iniciativa, investimos em outras ações para mitigar nossos impactos no meio ambiente. Mas em especial, a parceria com a eureciclo fortalece nosso compromisso com o movimento socioambiental, promovendo a reciclagem no Brasil e apoiando cooperativas e trabalhadores dessa cadeia essencial”, afirmou Luciana Dobuchak, diretora comercial da IPEL.
A eureciclo atua conectando apoiadores a centrais de triagem. Essa ajuda financeira fortalece empresas e cooperativas, permitindo que mais materiais sejam reciclados e transformados em novos produtos ou descartados de forma adequada.
SUSTENTABILIDADE LEVADA A SÉRIO
Além de apoiar a reciclagem e utilizar aparas de papel (sobras de papel usadas na produção), a IPEL investe em outras iniciativas sustentáveis. A modernização de seu parque fabril não apenas aumenta a produtividade, mas também reduz a geração de resíduos e o consumo de energia. A empresa também realiza o tratamento eficiente de água e efluentes, além de promover ações externas, como o apoio ao projeto de arborização de sua cidade-sede, Indaial (SC).
O compromisso com a reciclagem e a economia circular já rendeu à IPEL diversas certificações, incluindo o FSC (Forest Stewardship Council®), ISO 9000, Certificado de Destaque Ambiental – Selo Verde do Jornal do Meio Ambiente, e o Certificado de Energia Renovável 2023.