Ipel: 40 anos de tradição e inovação no mercado brasileiro de tissue
Considerada uma das maiores produtoras de papel higiênico, papel toalha e guardanapos do país, a companhia foca em um futuro de crescimento sustentável, com investimentos em tecnologia e governança
Fundada nos anos 1980 em Indaial (SC), a Ipel iniciou no mercado brasileiro com a produção de papéis para embalagem. Já nos primeiros anos, migrou para o mercado de tissue, com a produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos por meio de private label e marcas próprias.
A companhia, que completa 40 anos em 2024, conta atualmente com mais de 800 colaboradores e atende mais de mil distribuidores e pontos de vendas do varejo mensalmente. Na linha doméstica, atua com as marcas Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel. Já a linha profissional traz as marcas Ipel FIT, Ultra Dry, Light, Traction, Laminado folha dupla, Soft, além da Natureza. Somadas, ambas contam com mais de 3 mil clientes em carteira.
A Ipel se destaca não só por sua capacidade produtiva de 6 mil toneladas ao mês, que a coloca entre as sete maiores companhias do segmento no país, segundo o Panorama Anual do Mercado Brasileiro de Papel Tissue, do Portal Tissue Online, mas também por sua característica de governança corporativa com foco na sustentabilidade do negócio. Na última década, consolidou a profissionalização da sua gestão e, desde então, as famílias fundadoras atuam no conselho de administração, com foco na gestão estratégica da empresa.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL E ESG
Nos últimos dois anos, a companhia iniciou a implementação de um uma série de ações com foco em transformação digital, que objetivam dar maior controle e agilidade aos processos. O projeto conta com a criação da diretoria de Transformação Digital. Dentro dessa área, um dos pilares da Ipel é o olhar para a Jornada do Cliente, em que a agilidade de informação proporcionará ganhos de satisfação e resolução de atendimentos. Ferramentas, sistemas e plataformas atenderão de forma integrada desde a visão estratégica até a equipe de campo, com um olhar apurado ao omnichannel.
Outras iniciativas de governança da companhia se destacam pela revisão recente do planejamento estratégico e a implantação de um projeto de ESG, com ações para os próximos anos. “Há dois anos, criamos a gerência de SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente), já com a ideia de não só ter um comportamento sustentável em tudo que fazemos, mas também atuar em todos os pilares do ESG (Sustentabilidade, Governança e Social) seguindo as boas práticas de gestão e buscando certificações que fortaleçam esse valor”, destaca o CEO Luciano de Liz Barboza.
Investimentos no parque fabril para ampliação da capacidade produtiva e ampliação da estação de tratamento de água e efluentes são outras ações que estão apoiando a empresa em seu crescimento sustentável.