NotíciasTissue no Brasil

Inovação, tecnologia e sustentabilidade guiam o futuro das marcas próprias no Brasil, apontam discussões do PL Connection 2024

Debates abordaram o impacto da inovação tecnológica no varejo, com foco em marcas próprias e seus desafios para atender um consumidor cada vez mais exigente

Nesta semana, aconteceu o PL Connection, realizado em paralelo ao Latam Retail Show, que apresentou palestras relevantes sobre o crescimento das marcas próprias e estratégias para o setor. Um dos destaques foi a apresentação de Ana Paula Gilsogamo, Senior Consumer Research Analyst da Mintel, que abordou que, apesar de ainda em desenvolvimento, o mercado já representa 15% dos lançamentos de produtos em 2023, destacando o preço e a qualidade como fatores essenciais para atrair clientes. Tendências como conforto emocional, conveniência e sustentabilidade também foram discutidas como pilares para o futuro das marcas próprias na região.

Lays Nogueira, gestora de Contas de Varejo da DNV, por sua vez, focou sua palestra nos desafios e oportunidades que as auditorias trazem para empresas de marcas próprias, reforçando que, mais do que uma exigência, as auditorias podem ser ferramentas estratégicas para melhoria contínua. Ela ressaltou que garantir a conformidade e a segurança dos produtos é crucial para fortalecer a confiança entre empresas e consumidores.

Já Marcelo Bicudo, CEO da Design Bridge, enfatizou a importância do branding para o sucesso das marcas próprias. Segundo o executivo, a criação de uma conexão emocional e de confiança com o consumidor, além de consistência na comunicação, é fundamental para diferenciar essas marcas no mercado. Ele também apontou o crescente potencial das marcas próprias em segmentos como alimentos e materiais de construção.

Enquanto Thiago Rebello, CEO do Grupo Ri Happy/PBKIDS, compartilhou o sucesso das marcas próprias da empresa no setor de brinquedos, destacando que investir em produtos exclusivos fortalece a posição da marca no mercado, oferecendo algo além do preço competitivo. Rebello também comentou sobre a importância de criar experiências nas lojas para atrair mais clientes e impulsionar vendas.

Na palestra “Inovação no mundo pet: Produtos criativos e rentáveis”, André Romeiro (Petlove) e Max Bortolacci (Petz) discutiram a crescente demanda por produtos inovadores no mercado pet brasileiro. Eles destacaram a importância de marcas próprias e da sustentabilidade para atender às necessidades de tutores e pets.

Durante o painel sobre “Visão da Alta Liderança sobre Private Label”, Marcelo Maia, Hugo Bethlem e Jorge Herzog destacaram o papel das marcas próprias como uma solução para fortalecer a competitividade e promover inclusão social, especialmente ao oferecer produtos acessíveis e de qualidade.

Gabriela Morais, influenciadora e fundadora da Gaab Wellness, apresentou uma perspectiva inspiradora sobre o empreendedorismo no setor de beleza e saúde, enquanto Antonio Sá, sócio fundador da Amicci, liderou a discussão sobre “O Futuro das Marcas Próprias”, destacando a importância da inovação tecnológica na transformação do varejo.

Por fim, Domenico Tremaroli, da NielsenIQ, apresentou tendências econômicas que impulsionam o crescimento das marcas próprias no Brasil, reforçando que a acessibilidade e a inovação são fatores essenciais para o sucesso em um mercado cada vez mais competitivo.

PREMIAÇÃO

O evento também celebrou a primeira edição do Prêmio Excelência em Marca Própria, reconhecendo inovações no setor. Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci, destacou que as marcas próprias proporcionam liberdade estratégica e, com o prêmio, busca-se impulsionar ainda mais esse crescimento no Brasil, onde o mercado ainda possui grande potencial de expansão.

A premiação contemplou cinco categorias, sendo elas: Marca própria mais querida; Melhor design de embalagem; Melhor case de inovação; Melhor case de sustentabilidade e Marca própria revelação.

Cada categoria contou com três ganhadores, escolhidos por uma comissão de jurados especializados. Os vencedores de cada categoria receberam um troféu exclusivo e o Selo de Excelência, que poderá ser utilizado por um ano para destacar o reconhecimento no mercado.

Fonte
PL Connection
Mostrar mais
Botão Voltar ao topo